O assustador botão floral amarelo


Mini-orquídea Sophrolaelia Marriotiana
Sophrolaelia Marriotiana

Houve um período negro aqui no apartamento, em que presenciei o aborto de vários botões florais, principalmente em orquídeas do gênero Phalaenopsis. Tanto que não as cultivo mais. Este triste fenômeno costuma ser causado por mudanças bruscas de temperatura ou correntes de vento. Hoje, só de olhar, percebo quando um botão começa a abortar. Há uma súbita mudança na coloração, que de verde passa a amarelada.

Pois bem, vinha eu acompanhando com bastante expectativa o desenvolvimento dos botões florais desta mini-orquídea, a Sophrolaelia Marriotiana, cuja flor eu nunca havia visto. Dito e feito, de tanto secar os coitados, um belo dia percebi que um deles começou a amarelar. Meu coração disparou, logo tive a certeza de que perderia esta tão aguardada floração.

Após o pânico inicial, lembrei-me que este é um cruzamento entre Sophronitis coccinea (vermelha) e Laelia flava (amarela). Nem sempre os híbridos de orquídeas obedecem àquelas regrinhas de mistura de cores que aprendemos nas aulas de educação artística. Ainda assim, como um dos pais desta Marriotiana é amarelo, veio-me a esperança de que fosse esta a causa do temível amarelamento do botão floral.

Para meu grande alívio, gradualmente o amarelo transformou-se em um belíssimo laranja ensolarado, mostrando-me que o botão estava vivo e prestes a explodir em cores. Em breve, mostrarei fotos desta linda e inédita mini-orquídea alaranjada.