Mini-orquídeas em forma de estrela


Sophrolaelia Marriotiana e Sophrolaelia Jinn
Sophrolaelia Marriotiana e Sophrolaelia Jinn

Recentemente, tive a felicidade de registrar o encontro destas duas orquídeas que, além de belíssimas, são aparentadas. Ambas são filhas da Sophronitis coccinea. A Sophrolaelia Marriotiana, laranja, é fruto do cruzamento com a Laelia flava, e a Sophrolaelia Jinn, vermelha, resulta da miscigenação com a Laelia milleri.

Tenho paixão por estas mini-orquídeas estreladas. Sonho em montar uma coleção contendo uma de cada tonalidade. Infelizmente, é raro vê-las à venda em orquidários e exposições. Já tive a oportunidade de encontrar alguns exemplares em amarelo e magenta, mas não estavam disponíveis para aquisição. Não sei se existem outras cores, adoraria conhecer mais variedades.

Como já comentado anteriormente, estas orquídeas são interessantes por aliarem o porte pequeno da sua parte vegetativa ao avantajado tamanho de suas flores, comparativamente. Além disso, devido às maravilhas da genética, são muito mais fáceis de serem cultivadas do que seus pais. Generosas, costumam florescer mais de uma vez ao ano. Enquanto não encontro outras miniaturas para completar a família, deixo com vocês esta foto da dupla que tem iluminado nossa primavera.