5 dicas para não comprar orquídeas


Orquídea Epidendrum fulgens
Epidendrum fulgens

Quando comecei a cultivar orquídeas, não podia sair de uma exposição sem ao menos uma planta na mão. Se não o fizesse, era tomado por uma sensação de vazio, como se o passeio não houvesse acontecido. Contudo, com o passar do tempo, reparei que acumulavam-se em minha coleção orquídeas sem identificação, sofridas por não terem se adaptado ao local, ou mortas mesmo. Todas compradas por impulso. Discuti um pouco sobre a questão do consumismo em um artigo aqui no blog, há algum tempo.

Hoje, gostaria de dar algumas dicas para evitar a compra desnecessária de orquídeas. Com a economia gerada por estas atitudes, sobram recursos para adquirir plantas melhores e mais indicadas para o nosso ambiente de cultivo.

1. Orquídeas que dão keikis


A palavra keiki significa bebê, em havaiano. Ganham esta alcunha carinhosa os pequenos brotos que nascem ao longo dos caules de algumas orquídeas, como Dendrobium e Epidendrum. Algumas destas plantas, como o Epidendrum fulgens da foto acima, também emitem keikis a partir das hastes florais, após o término da floração. Todos estes brotos tornam-se plantas adultas em um tempo infinitamente menor do que se tivessem nascido de sementes. Com tamanha profusão de mudas, é muito fácil trocá-las ou ganhá-las de parentes e amigos. Minhas orquídeas destes gêneros estão sempre soltando keikis e eu, volta e meia, encontro uma vítima para presentear com as mudas.

2. Orquídeas que não gostam da gente


É triste, mas é um fato. Algumas orquídeas, por mais que as amemos, não vão com a nossa cara. Ou melhor, não vão com a nossa sacada, varanda ou parapeito. Comprei e perdi vários exemplares do gênero Vanda, que admiro bastante. Ocorre que, na nossa varanda dos ventos uivantes, no 10º andar, estas orquídeas dificilmente sobrevivem. Aceitar isto e dedicar-se ao cultivo de espécies que adaptem-se ao nosso local de cultivo pode nos poupar de vários desgostos e prejuízos.

3. Trocas de orquídeas


Frequentemente, ao longo da nossa trajetória orquidófila, acabamos com vários exemplares repetidos da mesma orquídea. Esta é uma excelente oportunidade de aumentar a coleção sem causar um rombo na carteira. Nas redes sociais, existem vários grupos dedicados à troca de orquídeas entre seus membros. No entanto, é muito importante tomar bastante cuidado com esta atividade. Muitos já caíram em golpes, outros já tiveram plantas apreendidas durante o envio ou simplesmente tiveram dores de cabeça com problemas de comunicação. Embora seja uma prática tentadora, confesso que prefiro muito mais o saudável e esquecido hábito de presentear, ganhar e retribuir.

4. Lista de desejos


Aprendi este método com minha terapeuta, que veio a tornar-se uma grande amiga. O simples fato de fazermos uma whishlist das orquídeas desejadas já evita uma série de desperdícios. Aquela compra por impulso torna-se mais rara, já que agora temos um objetivo bem definido. Também não é sempre que encontramos a planta almejada. Outra vantagem é que, ao elaborarmos uma lista, aquela vontade irresistível de comprar fica mais amenizada. Dias depois, ao reavaliarmos a seleção, podemos mudar de ideia e excluir algum item. Depois que defini as orquídeas que gostaria de cultivar, diminuí drasticamente a compra por impulso.

5. Aguardando o momento certo


Em muitas ocasiões, comprei uma orquídea mediana, cuja forma não era muito boa, simplesmente porque não encontrei a que eu realmente queria. Há alguns anos, vi uma mini-orquídea espetacular em um site americano. Fiquei fascinado, mas não a encontrei em nenhum orquidário nacional. Recentemente, durante uma exposição de orquídeas, deparei-me pela primeira vez com mudas desta planta. Ainda eram pequenas, mas como queria muito a orquídea, comprei uma. Tempos depois, em outra exposição, dou de cara com a mesma orquídea sendo vendida pelo mesmo preço, mas adulta e com flor! Se arrependimento matasse...


Patrocinado

Produtos selecionados para abrilhantar sua coleção e aprimorar seu cultivo. Veja outras sugestões na loja online.

Como Cuidar de Orquídeas - Curso em Livro e DVD

Aprenda a Fazer Arranjos com Suculentas - Curso Online

Bonsai Pássaro Azul

Umidificador de Ar Ultrassônico

Vaso Auto Irrigável Anti Dengue