Laelia alaorii alba - Floração 2013


Mini-orquídea Laelia alaorii alba
Laelia alaorii alba

Faço da floração desta belíssima mini-orquídea, Laelia alaorii alba, uma homenagem a um grande amigo e orquidófilo, André Merez, que ma presenteou em abril deste ano, durante o Encontro de Orquidófilos no Embu-Guaçu. Trata-se da rara variedade alba desta delicada espécie, que costuma ser rosada. O exemplar presenteado é fruto do cruzamento entre Laelia alaorii alba 'Snow Flakes' e Laelia alaorii alba 'SC', realizado pelo AWZ Orquídeas.

Este é o resultado de muita espera e expectativa, desde que apresentei seu intrépido botão floral, há algumas semanas. A orquídea Laelia alaorii foi descoberta recentemente, na década de 1970, pelo Sr. Alaor Oliveira. Ela é típica de um pequeno trecho de Mata Atlântica, no estado da Bahia. Em 1976, foi formalmente descrita por Brieger e Bicalho.

Trata-se de uma orquídea que requer um ambiente de cultivo com bastante luminosidade e umidade. Cultivo os dois exemplares que tenho em uma varanda face oeste, bastante ensolarada, protegida por tela de sombreamento 50% nas horas mais quentes do dia. A umidade relativa do ar é mantida alta através do substrato sphagnum, acondicionado em vasos de plástico. Estes, por sua vez, repousam sobre uma bandeja contendo argila expandida e uma lâmina de água ao fundo. A adubação é semanal, com fertilizante químico NPK balanceado.

É a primeira floração desta orquídea, desde que a ganhei. Apesar da impressão que a fotografia passa, sua flor é pequena, pouco maior que um dedal. Neste exemplar da foto, ocorrem duas pequenas e tênues manchas rosadas, na parte de trás da orla do labelo. Não sei se este detalhe impede que a flor seja tecnicamente classificada como alba. Acima de tudo, o que importa é o valor inestimável que esta orquídea tem para mim, símbolo de uma amizade com a qual fui contemplado, graças à orquidofilia.