Orquídea Jewel Box - A dama de vermelho


Orquídea Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'
Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'

Conforme prometido, e após um pouco de suspense com os botões florais, mostro para vocês a orquídea Slc. Jewel Box 'Dark Waters' em todo o seu esplendor. Uma verdadeira caixa de joias. A intensa coloração vermelha de suas flores é algo fascinante, difícil de capturar com fidelidade em fotografia.

O porte desta orquídea é compacto, no que diz respeito à planta e às flores. Trata-se de um híbrido clássico, registrado em 1962 pela Stewart Inc., resultante do cruzamento entre Cattleya aurantiaca e Slc. Anzac. Além do clone 'Dark Waters', mostrado na foto acima, existe também o 'Scheherazade', igualmente belo.

Esta é uma planta de fácil cultivo e crescimento vigoroso. O substrato utilizado é a clássica mistura contendo casca de pinus e carvão vegetal, com camadas de argila expandida no fundo do vaso e na bandeja sobre a qual se apoia o vaso. A duração das flores é surpreendentemente longa.

Adquiri esta orquídea há alguns anos, como uma pequena muda, sem flores. Como esta é a primeira vez que a dama de vermelho desfila aqui no apartamento, acredito que a qualidade e quantidade das flores melhore com o passar dos anos.