Mini Cymbidium híbrido - Detalhes


Orquídea Mini Cymbidium híbrido
Mini Cymbidium híbrido

Tenho uma grande admiração por este gênero de orquídea, o Cymbidium. No entanto, os exemplares que costumo encontrar nas floriculturas são, geralmente, enormes. Como o espaço aqui no apartamento é exíguo, sempre evitei adquirir estas belas orquídeas.

Até que um dia, visitando uma exposição, deparo-me com este mini Cymbidium da foto. Foi paixão à primeira vista. Iniciante, nem procurei saber o nome correto do cruzamento. Comprei-o por impulso, para dar de presente à minha mãe, que também gosta bastante desta orquídea. Já apresentei seus botões florais em um artigo aqui no blog, bem como sua bela floração, após anos de espera.

Acho que as orquídeas cujas florações são abundantes, com hastes repletas de flores, sofrem uma grande injustiça. Apesar do apelo visual do conjunto, acabamos prestando pouca atenção a cada flor individualmente. Neste sentido, sempre gosto de fotografar uma isolada, para tentar apreciar os detalhes destas inspiradas obras da natureza.

Este híbrido, em particular, lembra-me vagamente as belas orquídeas chinesas do gênero Cymbidium, com seu porte compacto e flores delicadas. O labelo branco, ornamentado com manchas em vermelho sangue, é o ponto de destaque, evidenciando a natureza híbrida desta elegante flor.