Botões florais da Sc. Mini Collins


Orquídea Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'
Sophrocattleya Mini Collins 'Pink Sherbet'

Fazendo a chamada das minhas orquídeas, observei um fato interessante. A maioria dos meus híbridos tem o nome começando pela letra 'S'. Como sempre procuro por mini-orquídeas, acabo adquirindo aquelas com ascendência do gênero Sophronitis. Desta forma, minha coleção acaba concentrando-se em várias Sc. (Sophrocattleya), Sl. (Sophrolaelia) e Slc. (Sophrolaeliocattleya). Por outro lado, ao cobiçar os catálogos dos orquidários, sempre acabo pulando os híbridos que começam pela letra 'B', evitando assim os descendentes do gênero Brassavola, que costumam ser plantas de um porte maior.

Como não poderia deixar de ser, esta forma de seleção acaba gerando uma grande concentração de orquídeas com o 'mini' no nome. É o caso desta Sophrocattleya Mini Collins, uma das minhas preferidas. Fugindo da quase onipresente coloração magenta, esta flor é branca, com suaves detalhes rosados nas pétalas e sépalas, apresentando o labelo em tons vivos de vermelho e amarelo.

Dentre os vários nascimentos de botões florais que costumo acompanhar, esta mini-orquídea surpreendeu-me pela precocidade com que emitiu estas tão esperadas criaturas. Mal a folha se abriu, no ápice do pseudobulbo ainda em formação, já me deparei com dois rechonchudos botões emergindo de uma micro-espata.

Esta é uma floração que vale a pena acompanhar, pelo seu ineditismo e pela beleza das cores. Em breve, trarei novidades sobre esta interessante orquídea em miniatura.