Uma orquídea na janela


Mini-orquídea Laelia alaorii x Laelia sincorana
Laelia alaorii x Laelia sincorana

Flagrei esta pequena orquídea tomando uma fresca na janela do apartamento, banhando-se sob os últimos raios de sol neste finalzinho de inverno. Gosto da atmosfera e da luminosidade desta hora dourada do dia. Em poucos minutos, temos intensas variações de cores, até que a noite sorrateiramente se anuncie. Provavelmente, um espetáculo igualmente belo ocorra durante o amanhecer, mas poucas vezes na vida tive o ânimo de acordar a tempo de poder presenciá-lo.

Sempre que faço fotos como esta, chama-me a atenção o contraste entre a delicadeza da orquídea e a dureza da skyline, a linha de prédios no horizonte da cidade. Infelizmente, é cada vez mais raro termos a oportunidade desta bela visão, já que as janelas estão constantemente encobertas por grades, telas de proteção ou prédios vizinhos.

Acompanhado do clima nostálgico desta fotografia, despeço-me de mais uma floração, sabendo que um novo broto já se encontra a caminho. Esta é uma orquídea que me surpreende em vários aspectos, pela facilidade de cultivo, rapidez de crescimento e florações frequentes. Como se tudo isso não bastasse, ainda é de uma beleza singular, que remete aos traços únicos de seus progenitores.