Espatas em orquídeas: Sempre há esperança


Orquídea Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'
Sophrolaeliocattleya Jewel Box 'Dark Waters'

A orquídea da foto acima fez jus ao nome, antes mesmo de florescer. A imagem mostra um pequeno tesouro, escondido dentro da espata desta Sophrolaeliocattleya Jewel Box (caixa de joias). Uma grata surpresa.

Eu comprei esta orquídea há alguns anos, como uma pequena muda. Sabia que demoraria para florescer e, portanto, não criei muita expectativa sobre seu desenvolvimento. Ocorre que, em novembro do ano passado, durante a formação de dois novos pseudobulbos, notei algo de diferente na planta. Demorei para acreditar, mas com o passar do tempo, veio a confirmação: eram espatas!

Já comentei com vocês sobre a ampla variedade de peças que as espatas em orquídeas podem nos pregar. Ainda assim, fiquei esperançoso e acompanhei atentamente seu desenvolvimento. Os meses se passaram até que, em maio deste ano, notei que as espatas, além de continuarem vazias, começaram a secar. Foi um grande desgosto. Achei que estava tudo perdido e parei de observá-las.

Para minha surpresa, há alguns dias, percebo que ambas começaram a desenvolver pequenos botões florais. Nove meses após o surgimento das espatas! Aprendi que, mesmo estando secas e desenganadas, estas criaturas podem nos surpreender positivamente. Como de costume, manterei vocês atualizados sobre o estado destas caixinhas de joias.