Arranjos florais com orquídeas


Orquídeas Oncidium e Cymbidium em arranjo floral
Orquídeas Oncidium e Cymbidium em arranjo floral

Tenho visto cada vez mais orquídeas entrando na composição de sofisticados arranjos florais. Recentemente, conversando com amigos, comentei o quão apaixonado sou por estas obras de arte que os designers florais são capazes de produzir. 

Por outro lado, confesso que tenho uma enorme dificuldade em ver as hastes de orquídeas sendo utilizadas como flores de corte. Talvez pelo fato das mesmas demorarem anos para surgir aqui em casa. Também me incomoda saber que as flores em um arranjo durarão poucos dias e nunca mais retornarão, a menos que voltemos a comprá-las na floricultura.

Esses fatores levaram-me a compor um arranjo com orquídeas vivas. Decidi aproveitar duas florações concomitantes, de um Cymbidium híbrido e um Oncidium Twinkle amarelo, para montar uma composição que ficasse esteticamente agradável. E, ao mesmo tempo, mantive as hastes florais em seus respectivos vasos.

O arranjo resultante ficou bastante fotogênico, na minha opinião. Mas é fake. Jamais poderia ser usado para decorar um ambiente, uma vez que os elementos estão todos soltos, são difíceis de transportar e só podem ser vistos por um único ângulo - de frente. A vantagem é que, ao contrário de um arranjo floral tradicional, este se regenerará, trazendo novas e perfumadas flores nos anos vindouros. Ao menos é o que eu espero.