Orquídea Cymbidium - Floração 2013


Orquídea Cymbidium híbrida
Cymbidium híbrido

As orquídeas do gênero Cymbidium costumam dar um espetáculo de floração, com suas longas hastes, eretas ou pendentes, repletas de flores das mais variadas cores e padrões. São plantas terrestres, que podem ser cultivadas em jardins com solo rico em matéria orgânica. Apreciam bastante luminosidade, tolerando inclusive sol direto. Estas orquídeas costumam necessitar de baixas temperaturas no inverno para que a floração ocorra de maneira satisfatória.

Talvez o conjunto destas exigências tenha feito com que o Cymbidium aqui de casa ficasse tantos anos sem dar sinal de flor. Eu havia comprado esta orquídea florida em 2009, como presente para a minha mãe. Depois disso, nunca mais vimos flores. Eu já estava conformado quando, surpreendentemente, uma bela haste floral repleta de botões surgiu no final do outono deste ano.

Após uma longa espera, fomos presenteados com esta belíssima floração. As flores desta orquídea são pequenas obras de arte, com ricos detalhes em vinho sobre uma base creme. Infelizmente, não exalam perfume. Mas são extremamente duráveis e vistosas, trazendo vida e calor a qualquer ambiente.