Um espetáculo de Sophronitis


Micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Há alguns dias, contei sobre a felicidade que tive ao ganhar esta maravilhosa touceira da micro-orquídea Sophronitis cernua, presente especial do casal Hiroko e Takashi Matsumoto. Hoje, volto para mostrar que o que já era belo ficou espetacular, com a abertura de novos botões florais. Desta vez, consegui registrar uma panorâmica de toda a planta, magnificamente ornamentada pelas minúsculas pétalas e sépalas cor de fogo.

Sou fascinado pelas cores vibrantes presentes nas orquídeas do gênero Sophronitis. Além da cernua, possuo também a Sophronitis coccinea, cujas flores vermelhas tornaram-se a fonte e referência para todas as orquídeas híbridas nesta coloração. Outra espécie que admiro bastante é a Sophronitis wittigiana. Tenho um exemplar há anos, mas nunca floresceu por aqui.

Tanta beleza e delicadeza cobram um preço para serem admiradas. Estas são orquídeas cujo cultivo não é considerado trivial. Além de boa luminosidade, requerem condições amenas de temperatura e um ambiente com boa umidade relativa do ar. Também é importante que não fiquem molhadas por muito tempo. Até o momento, tudo parece estar sob controle em relação às meninas aqui de casa. Espero ser capaz de fazê-las florescer em um futuro próximo.