Orquídeas de Roraima - Presente especial


Orquídeas de Roraima
Orquídeas de Roraima

No final de semana passado, ganhei este formidável livro sobre as 'Orquídeas de Roraima', das mãos de um grande amigo que não via há bastante tempo, Marcelo Porto Bemquerer. Nós nos conhecemos na época em que fazíamos doutoramento, no Instituto de Química da Usp. Apesar de todos os percalços, foi uma época bastante divertida. 

Ao contrário de mim, o Marcelo sempre se mostrou uma pessoa talhada para a pesquisa científica. Extremamente meticuloso e detalhista, sempre se dedicou a aprender a fundo todas as matérias pelas quais se interessava, quer sejam acadêmicas, artísticas ou sociais. Frequentador assíduo dos melhores restaurantes, livrarias e salas de concerto de São Paulo, este conceituado e ilustrado pesquisador da Embrapa, em Brasília, sempre me presenteia com excelentes livros.

O livro 'Orquídeas de Roraima', editado pela Embrapa e escrito pelos engenheiros agrônomos Joaci Luz e Jane Franco, apresenta-nos a grande diversidade de orquídeas nativas deste estado pouco explorado da Amazônia Setentrional, no extremo norte do país. São 187 espécies de orquídeas, ricamente detalhadas e ilustradas, que se distribuem ao longo dos mais variados habitats.

Uma bela resenha do livro foi recentemente publicada pelo site Orquidófilos, da ACEO. Ao Marcelo Bemquerer e à sua esposa, Magali Rodrigues, meu muito obrigado por este presente especial.