Fotos de orquídeas - Um novo cenário


Orquídea Dendrobium phalaenopsis
Dendrobium phalaenopsis

Costumo fazer fotos de orquídeas com o fundo preto porque confesso que as opções de cenário em um pequeno apartamento são limitadas. Para não dizer feias. Mas hoje, após anos lutando com um sofisticado aparato para produzir fundo preto - folhas de EVA coladas em uma placa de isopor - eis que me surge a ideia de usar um background alternativo que sempre esteve aqui presente: a vista da janela.

É impressionante como nos habituamos a tudo, passando a não reparar em certos elementos que outrora admirávamos. Lembro-me que, quando nos mudamos para este apartamento, fiquei fascinado com a vista para a cidade. Cada hora do dia trazia uma luminosidade especial. Particularmente, gostava do pôr do sol, com suas luzes douradas, período do dia que os fotógrafos costumam chamar de golden hour. Com o tempo, tudo acaba tornando-se rotineiro - e invisível.

Aproveitei este momento para retratar esta orquídea, Dendrobium phalaenopsis, popularmente conhecida como Denphal. Pertence à minha mãe e foi mais um belíssimo presente do casal Hiroko e Takashi Matsumoto, sempre muito generoso. O problema desta técnica de fotografia é que, como a luz torna-se fraca e fica ao fundo do objeto retratado, é necessário utilizar o flash ou outra fonte artificial de luz. Eu utilizei flash, mas a foto ficou 'chapada', sem sombras que evidenciassem os detalhes das flores. O correto seria utilizar um rebatedor. No entanto, para obter o resultado acima, tratei a foto com um editor de imagens. O que costuma deixar alguns orquidófilos horrorizados. Eu, particularmente, gostei do efeito e pretendo utilizá-lo como uma alternativa ao onipresente fundo preto.