Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Entrevista com Masuji Kayasima


Orquídea Miltonia kayasimae
| Miltonia kayasimae |

Apesar de não pertencer à Academia Brasileira de Ciências, o orquidófilo Masuji Kayasima pode ser considerado um imortal. Afinal, este pesquisador que se dedica ao estudo das micro-orquídeas, há mais de 50 anos, empresta seu sobrenome latinizado a pelo menos cinco espécies de plantas por ele descobertas. Profundo estudioso das orquídeas e de seu habitat, o Sr. Masuji divide conosco um pouco de seu conhecimento nesta entrevista exclusiva.


O.A. Conte-nos um pouco sobre o início do Paraíso das Micro-orquídeas. Como surgiu a ideia de construí-lo?

Masuji Kayasima: A história é longa. Meus pais vieram do Japão, na época da Segunda Guerra Mundial, para trabalhar na lavoura de café. Após um breve período em Santos, tiveram que se mudar para Mogi das Cruzes, instalando-se no sítio em que nasci e onde vivo até hoje. Minha mãe costumava cultivar algumas orquídeas na propriedade. Como toda criança adora brincar com água, meu passatempo preferido era regar as orquídeas da minha mãe. Eu tinha 6 a 7 anos. Desde então, a paixão por estas plantas só aumentou.

Aos 14 anos, eu já possuía mais de 500 vasos de orquídeas catalogadas. Com 16 anos, apesar de muito jovem, já fazia julgamentos de orquídeas em exposições pelo interior de São Paulo. Foi um período difícil, já que os associados mais velhos não aceitavam as opiniões de alguém tão jovem.

O Paraíso das Micro-orquídeas cresceu junto com a coleção e o conhecimento. Cada árvore foi plantada com o objetivo de abrigar as orquídeas e mimetizar seu habitat natural, a Mata Atlântica. Esse trabalho vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos 50 anos. Hoje, o local é visitado por especialistas de todo o mundo e faz parte do programa de turismo rural da região.

Paraíso das Micro-orquídeas
Paraíso das Micro-orquídeas

O.A. Como é feito o cultivo de tantas orquídeas, em uma área tão extensa? Quais são os principais cuidados e quanto do seu tempo eles tomam?

Masuji Kayasima: O cultivo no Paraíso das Micro-orquídeas é feito de forma totalmente orgânica, sem o uso de produtos industrializados, como adubos e defensivos. A própria natureza encarrega-se de nutrir as orquídeas. O maior trabalho consiste em regar todas as plantas, tarefa que pode ser diária, dependendo das condições climáticas. Esta atividade consome várias horas por dia.

Costumo reaproveitar todos os materiais disponíveis no sítio para o cultivo das orquídeas. As cascas de nozes macadâmia, depois de perfuradas e descartadas pelos esquilos caxinguelê, meus ajudantes, servem como pequenos vasos para as micro-orquídeas. Os ossos também podem ser usados, desde que devidamente limpos por outros ajudantes, os cachorros e as formigas, que se encarregam de retirar todo o resíduo de carne e gordura. Além de fornecer suporte para as orquídeas, os ossos são importante fonte de cálcio para as plantas. Também utilizo rolhas de cortiça, sabugos de milho e conchas de ostras.

Espalho CDs velhos pendurados pela propriedade, já que seu brilho ajuda a espantar os pássaros que insistem em desplantar as orquídeas, em busca de material para seus ninhos. Também penduro placas adesivas, nas cores azul e amarela, que se encarregam de capturar insetos sugadores e raspadores.

O.A. Fale-nos um pouco sobre as suas descobertas científicas na área da orquidofilia.

Masuji Kayasima: Ao longo destes anos, descobri cinco novas espécies de orquídeas, entre elas a Miltonia kayasimae, planta bastante rara encontrada na Serra do Mar e descrita em 1997. Outra descoberta importante ocorreu nas matas onde hoje encontra-se o empreendimento Riviera de São Lourenço. Uma orquídea de coloração única, a Miltonia spectabilis semi-alba 'Laura Kayasima', foi assim nomeada em homenagem à minha esposa. Há também a Rodriguezia x Kayasimae, híbrido primário natural, e a Specklinia kayasimae.

Orquídea Miltonia spectabilis semi-alba 'Laura Kayasima'
Miltonia spectabilis semi-alba 'Laura Kayasima'

O.A. Sua propriedade está aberta a visitantes? Que atividades podem ser realizadas lá?

Masuji Kayasima: Sim, o Paraíso das Micro-orquídeas recebe visitas, desde que agendadas. Costumamos receber grupos de 15 a 25 pessoas. O melhor dia para visitação costuma ser aos sábados. São oferecidos cursos de cultivo de orquídeas, com uma parte teórica e uma visita guiada pela propriedade. Os visitantes podem ainda tomar um café da manhã cercados por micro-orquídeas, beija-flores e esquilos.

Masuji Kayasima e as micro-orquídeas
Masuji Kayasima e as micro-orquídeas

O.A. Gostaria que nos falasse sobre seu projeto de escrever um livro sobre as micro-orquídeas. Existem patrocinadores interessados?

Masuji Kayasima: O livro sobre as micro-orquídeas vem despertando o interesse de várias pessoas e empresas, mas, até o momento, nada foi formalizado. Possuo um acervo de mais de 10 mil fotos de micro-orquídeas da Mata Atlântica, além de ilustrações botânicas de minha autoria. A quantidade de imagens inseridas no livro é o que vai determinar o custo de impressão e seu preço. Continuo aberto a propostas e à disposição de patrocinadores interessados em apoiar esta obra, que seria única no mundo.

O.A. Esta entrevista e minha visita ao Paraíso das Micro-orquídeas somente foram possíveis graças à intermediação da família Kawauchi, a quem sou muito grato. Primas queridas que eu só vim a conhecer depois de adulto, Dirce, Megumi e Elize Kawauchi são amigas de longa data do Sr. Masuji, a quem gentilmente me apresentaram.

Desde o primeiro artigo publicado sobre sua coleção de micro-orquídeas, considerada a maior do mundo, venho recebendo aqui no blog inúmeros pedidos de pessoas interessadas em adquirir plantas, fazer cursos ou visitar a propriedade. Portanto, deixo de antemão os dados para contato com o Sr. Masuji Kayasima, a quem agradeço imensamente pela disposição e generosidade em conceder esta entrevista.

Paraíso das Micro-orquídeas
Estrada Mogi-Salesópolis, km 5
Mogi das Cruzes - SP
Tels: (11) 4792-8726 / 4761-3186