Uma mini-orquídea bem-sucedida


Mini-orquídea Laelia alaorii x Laelia sincorana
Laelia alaorii x Laelia sincorana

Em uma de minhas intermináveis buscas por mini-orquídeas dos gêneros Laelia, Cattleya e Sophronitis, acabei encontrando este cruzamento inusitado no catálogo de um orquidário. Nunca havia ouvido falar deste híbrido. Posteriormente, descobri que ele ainda não havia sido oficialmente registrado no RHS, órgão competente para tal.

O cruzamento entre Laelia alaorii e Laelia sincorana chamou-me a atenção porque sou apaixonado por estas duas espécies de orquídea, particularmente a primeira. Logo pus-me a imaginar como seria o resultado, qual a aparência deste híbrido primário. Pesquisando no Google, encontrei pouquíssimas fotos representativas desta interessante mistura. Mas foi o suficiente para gerar uma expectativa gigantesca pelo desenvolvimento do primeiro botão floral que apareceu por aqui, apresentado há algumas semanas.

Por algum estranho motivo, não gosto muito de cores pastéis. Mas quando esta orquídea se abriu, justamente em tons suaves de rosa, fiquei fascinado. A flor possui uma beleza delicada, com pétalas e sépalas cintilantes envolvendo um labelo de coloração um pouco mais escura. Outra coisa que me chamou a atenção foi a forma perfeita da flor, tecnicamente chamada de armação. Para um híbrido que nem um nomezinho ganhou ainda, achei o resultado surpreendente.