Sophronitis cernua - Um botão brilhante


Botão floral da micro-orquídea Sophronitis cernua
Sophronitis cernua

Recentemente, contei como fiquei surpreso ao ver um minúsculo botão floral nascendo de dentro desta micro-orquídea, Sophronitis cernua. Hoje, gostaria de mostrar a vocês a belíssima coloração laranja que este primórdio de flor adquiriu, momentos antes de se abrir. Para dar uma noção de seu tamanho minúsculo, fotografei o botão ao lado de um brinco solitário, com um diamante de 0,15 quilates.

Existe uma variedade amarela de Sophronitis cernua, bastante rara, cujo valor comercial pode alcançar cifras comparáveis a joias valiosas. Não me atrevo a ter uma orquídea tão cara, já que não sei se conseguirei mantê-la viva. Por enquanto, sigo apreciando esta semi-joia abóbora, fruto de anos de dedicação e perseverança.

Do ponto de vista técnico, esta seria considerada uma floração mirrada. Considerando que já perdi vários exemplares desta micro-orquídea e levando-se em conta o fato de nunca ter conseguido fazê-la florescer, dou-me por muito satisfeito com o surgimento deste pequeno botão. Em breve, trago as fotos da flor totalmente aberta.