Mais uma mini Cattleya chegando


Botão floral da mini-orquídea Laeliocattleya Mini Purple
Laeliocattleya Mini Purple

Esta orquídea, miniatura de Cattleya, já foi apresentada aqui há algumas semanas, quando surgiu seu primeiro botão floral. Um pouco atrasado, trago a continuação desta interessante floração, que se desenrolou de forma bastante lenta. Durante semanas, tudo o que vi foi um belo botão verde, crescendo e inflando-se a cada dia.

No momento em que a flor desta Lc. Mini Purple parecia estar prestes a desabrochar, minha mãe perguntou-me qual seria sua cor. Pensei por alguns segundos e respondi: Púrpura! Imediatamente, olho para o botão que continua gordo e... Verde? É a primeira imagem, na foto acima. Neste momento, caiu-me a ficha. Se eu esperava uma orquídea ricamente pigmentada, era de se imaginar que seu botão já estivesse nessa coloração. O que eu tinha em mãos parecia corresponder a uma planta alba. Cheguei a achar que o orquidário onde a comprei havia se enganado.

Por uma incrível coincidência, um dia após este episódio, o projeto de flor amanhece lindamente rosado. Corri para fotografá-lo. É a estrutura do meio, na montagem acima. Fiquei mais tranquilo. No dia seguinte, encontro um belíssimo e vermelhíssimo botão floral, representado por último na foto. Nunca havia visto uma alteração de cor tão intensa e rápida em um botão de orquídea. Em questão de três dias, a flor já começava a se abrir, mostrando ao mundo a coloração púrpura que lhe conferiu o nome.