A mini Cattleya púrpura


Mini-orquídea Laeliocattleya Mini Purple
Laeliocattleya Mini Purple

Quando finalmente vi a flor desta mini-orquídea se abrir, quase reajo como o garoto que ganhou o cachorrinho. Claro que não foi tão fofo, nem tão emocionante, mas minha alegria e espanto foram grandes. Vocês acompanharam a evolução do botão floral desta Lc. Mini Purple, há alguns dias. Apesar de parecer ter sido manipulada em computador, a foto acima reproduz fielmente a espetacular coloração desta miniatura de Cattleya.

Foi justamente devido à sua cor que este híbrido primário, resultante do cruzamento entre Laelia pumila e Cattleya walkeriana, foi batizado de Mini Purple. A cor púrpura sempre me intrigou. Segundo a Wikipedia, este nome é atribuído a uma ampla faixa de cores, situada entre o vermelho e o azul. Também recebe denominações como violeta ou magenta. Eu, particularmente, gosto deste último nome.

Por muitos séculos, a cor púrpura foi exclusividade da realeza, já que os pigmentos para sua produção eram extraídos de raros moluscos. Hoje, temos o privilégio de tê-la na sala de nossas casas, sob a forma de uma belíssima e perfumada orquídea.