Mini-orquídea Sl. Jinn

 
Mini-orquídea Sophrolaelia Jinn
Sophrolaelia Jinn

Conforme prometido, trago mais uma foto de uma das minhas orquídeas preferidas, a mini Sl. Jinn. Híbrido primário resultante do cruzamento entre Sophronitis coccinea e Laelia milleri, esta miniatura possui flores de um vermelho intenso e vibrante, apresentando uma textura quase aveludada, que torna-se cintilante quando exposta à luz do sol.

A Sophronitis coccinea é a principal orquídea responsável por conferir a cor vermelha à maioria dos híbridos existentes nesta coloração, mais rara na família Orchidaceae. Tipicamente brasileira, esta mini-orquídea habita as árvores da Mata Atlântica, necessitando portanto de um ambiente fresco e constantemente úmido para se desenvolver bem.

No outro extremo, a Laelia milleri, também brasileiríssima, é uma típica orquídea rupícola. Crescendo sobre as rochas das regiões montanhosas de Minas Gerais, sob sol pleno, encontra-se bastante adaptada às adversidades de seu habitat.

A combinação destas duas belas espécies resultou em um híbrido sui generis, uma mini-orquídea com as flores grandes, em forma de estrela e de um vermelho espetacular.