Mini-orquídea branca despertando - Laelia alaorii


Botão floral da mini-orquídea Laelia alaorii
Laelia alaorii

Ao olharem para esta foto, os mais desavisados podem acreditar que se trata de um botão de rosa. Na verdade, esta é uma mini-orquídea branca, Laelia alaorii, cujo botão floral eu apresentei recentemente. Devido às alterações de nomenclatura, ela também pode ser denominada Hadrolaelia alaorii ou Cattleya alaorii. A flor é minúscula. Neste estágio, tem a dimensão aproximada de um dedo polegar.

Esta orquídea apresenta tipicamente uma coloração rosada, meio pálida. A variedade alba é mais rara. Curiosamente, quando adquiri esta planta, acreditei que se tratasse de uma variedade rosada. Para minha surpresa, a flor está se abrindo com pétalas e sépalas predominantemente brancas. Há um leve risco púrpura na ponta das sépalas laterais. Os demais elementos florais são completamente alvos.

Dentro de mais alguns dias, teremos a flor completamente aberta. E eu, para variar, trarei correndo para mostrar a vocês. Esta mini-orquídea foi uma aquisição do portal Minhas Plantas, da jornalista Carol Costa.