Mini-cattleyas - Nova coleção


Mini-orquídea Sophrolaelia Orpetii
Sophrolaelia Orpetii

Nada como o início de ano para organizar a vida e propor novas metas. Dentre as resoluções para 2013, decidi voltar a minha coleção de orquídeas para exemplares menores e mais resistentes. Sempre tive admiração pelas miniaturas produzidas com os gêneros Cattleya, Laelia e Sophronitis, as famosas mini-cattleyas (mini-catts). Incluem-se nesta categoria as adoráveis laelias rupícolas, espécies de pequeno porte que vegetam sobre rochas a sol pleno.

A orquídea de hoje foi adquirida recentemente, já em flor. Trata-se da Sophrolaelia Orpetii, híbrido primário resultante do cruzamento entre Sophronitis coccinea e Laelia pumila. Esta é uma planta clássica, registrada em 1901 por Mr. Edward Owen Orpet. Duas coisas chamam a atenção nesta mini-orquídea: A cor exuberante e o imenso tamanho da flor, quando comparada à parte vegetativa.

Já apresentei para vocês a Sophronitis coccinea, comprada no mesmo orquidário. Espero incrementar esta coleção ao longo do ano, bem como mostrar as florações dos exemplares já adquiridos. Conto com a companhia de vocês nesta jornada. Um ótimo Ano Novo para todos e muito obrigado pelo apoio, sempre!