A orquídea da corrente dourada


Flores da micro-orquídea Dendrochilum filiforme
Dendrochilum filiforme

Quando comprei esta orquídea, estava empolgado com as fotos que via na internet, sempre plantas repletas de várias hastes finíssimas, carregando longas correntes douradas nas extremidades. Um espetáculo. Como aqui em casa tudo é muito demorado e parcimonioso, acabei ficando com uma única correntezinha. Mas não posso reclamar.

Esta micro-orquídea, Dendrochilum filiforme, também conhecida como the golden chain orchid, é natural das Filipinas. Como a maioria das orquídeas, gosta de bastante umidade ambiental e alta luminosidade, similar à requerida pelas Cattleyas. É considerada uma planta de fácil cultivo e floresce entre a primavera e o verão.

Venho acompanhando a evolução desta orquídea deste que o filhote de haste floral colocou a cabeça para fora. Foram quase três meses de um lento despertar. A partir da última atualização, o desenvolvimento dos botões e flores acelerou-se de uma forma impressionante. O resultado final é esta pequena joia da natureza. Apesar da delicadeza das flores, estas são bastante resistentes e duráveis. Vamos ver se elas voltam em maior número no ano que vem.