Micro-orquídea Dendrochilum filiforme - Primórdios da haste


Haste floral da micro-orquídea Dendrochilum filiforme
Dendrochilum filiforme

Costumo perturbar vocês mostrando botões e mais botões florais, mas hoje vou me superar. Abusando da boa vontade dos leitores, trago um estágio inicial do desenvolvimento desta haste floral, pertencente à micro-orquídea Dendrochilum filiforme, onde nem os botões existem, ainda.

O Dendrochilum filiforme é uma orquídea de pequeno porte, com flores amarelas minúsculas em cadeia. Devido a esta característica, é conhecida no exterior como the golden chain orchid.

Esta é uma floração bastante diferente, assemelhando-se a uma corrente dourada pendurada na ponta de uma fina haste. Na imagem acima, bem embaixo, já dá para perceber a diferenciação entre a haste e a delgada 'espiga' da inflorescência, que dará origem à corrente de flores desta exótica orquídea.

As florestas úmidas das Filipinas são o habitat do Dendrochilum filiforme, micro-orquídea que hoje está presente em coleções de orquidófilos de todo o mundo.

Mais do que ilustrativa, achei que a foto ficou bela. Lembra-me um pouco as imagens abstratas onde, embora não saibamos do que se trata, um pouco de sentimento e dramaticidade são passados ao expectador.