Esse eu não vi - Laelia lundii


Botão floral da mini-orquídea Laelia lundii
Laelia lundii

Sempre me impressionaram os relatos de pessoas que, passeando pelo orquidário, repentinamente deparam-se com um novo botão ou flor. Costumava pensar: Se eu olho minhas orquídeas várias vezes ao dia, todos os dias, é impossível que eu não veja cada botão ou broto surgindo desde a primeira célula.

Pois aconteceu. Eu acompanhava o desenvolvimento dos novos brotos desta Laelia lundii, também denominada Microlaelia lundii, vistoriando-a todos os dias. Como os pseudobulbos estavam muito incipientes, mal haviam formado as folhas, não esperava que algo de novo fosse ocorrer tão cedo. Um belo dia, levo o maior susto ao descobrir este botão 'enorme', já prestes a abrir, bem debaixo do meu nariz. Eu não o via porque se confundia com o tronco ao fundo, de cor semelhante. Além disso, a planta é minúscula. Cada folha tem o tamanho de um palito de fósforo.

Somente após este incidente bizarro, que me valeu o troféu Mr. Magoo, aprendi que esta micro-orquídea possui a singular característica de florescer a partir de um pseudobulbo imaturo. Ou seja, antes mesmo de desenvolver folhas, o pequeno broto já emite um botão floral. Fiquei ainda mais apaixonado por esta menina.