Oncidium ornithorhynchum - Um toque oriental


Orquídea Oncidium ornithorhynchum
Oncidium ornithorhynchum

O Pavilhão Dourado (Kinkaku-ji) está localizado na cidade de Kyoto, Japão, e é um dos templos mais famosos daquele país. Usei essa pequena réplica para fazer uma composição com as flores de colorido exótico da orquídea que está florida aqui no apartamento. Embora esta planta seja do Novo Mundo, sua proximidade com o pavilhão japonês me pareceu natural e harmoniosa.

À medida que vou conhecendo as personalidades deste mundo orquidófilo, cada vez mais me intriga a grande quantidade de orientais ligados a esta atividade. De colecionadores de micro-orquídeas, às exposições do bairro da Liberdade, passando por palestrantes e autores de livros, encontramos vários representantes da comunidade nipo-brasileira. Foi, inclusive, no Japão que vi as mais esplendorosas exposições de orquídeas da minha vida. Somente através de fotos, infelizmente...

Enquanto não descobrimos as razões para esta inclinação dos japoneses por orquídeas, só nos resta admirá-las e tentar aprender um pouquinho para, quem sabe, fazer igual no futuro.