Dendrobium purpureum - Início de floração


Botões florais da orquídea Dendrobium purpureum album
Dendrobium purpureum album

Esta é uma fotografia dos momentos inciais da floração da orquídea Dendrobium purpureum. Neste estágio, já dá para termos uma interessante visão do desenvolvimento destas flores, que a princípio achei se tratarem de keikis. Trata-se, na verdade, de uma inflorescência, um cluster de minúsculos botões florais.

O Dendrobium purpureum é uma orquídea asiática, ocorrendo naturalmente nas florestas úmidas das Ilhas Moluccas, Ilhas Fiji, Sulawesi e Nova Guiné. Apesar do aspecto diminuto de cada flor individualmente, a planta pode atingir grandes proporções. Sua floração pode ocorrer em qualquer época do ano, mas é difícil de ser obtida no cultivo doméstico.

A forma tipo da orquídea Dendrobium purpureum produz flores, como o próprio nome sugere, na coloração púrpura. Existe uma variedade alba, com inflorescências predominantemente brancas, com pequenos detalhes em verde, que é a que possuo, denominada Dendrobium purpureum album.

Um aspecto interessante deste Dendrobium purpureum album que vive na sacada do apartamento, retratado na foto acima, é que ele floresceu mesmo submetido a um regime de regas abundantes. Talvez, se tivesse passado por um stress hídrico, como recomendado, exibiria um número maior de flores. Ainda assim, estou mais do que satisfeito com estas duas, após anos de cultivo sem que eu conseguisse ver a cara delas. Continuarei a trazer atualizações sobre o desenvolvimento destes botões até a plena abertura das flores.