Backbulbs


Orquídea Cattleya labiata caerulea
Cattleya labiata caerulea

Já há alguns anos, acompanho com interesse o blog de um orquidófilo americano, o Backbulbs, que traz uma proposta inovadora. O autor, Richard Lindberg, dedica-se a construir sua coleção de orquídeas através dos backbulbs, que são os pseudobulbos mais velhos da planta, comumente denominados traseira.

Trouxe esta foto de uma Cattleya labiata caerulea para mostrar melhor estas estruturas. Os pseudobulbos da extrema direita são os mais velhos, ao passo que o da extrema esquerda, maior e com espata, é o mais recente. Este é o que deverá florescer em breve, assim espero. Geralmente, à medida que a orquídea cresce para fora do vaso, temos que replantá-la e, eventualmente, estes pseudobulbos traseiros acabam sendo descartados.

O que o Richard faz é colecionar estes bakbulbs, doados por outros orquidófilos que os jogariam fora. A partir daí, inicia-se um longo processo de recuperação, tentando fazer com que as velhas gemas adormecidas brotem e originem novas plantas. Pode levar anos, mas ao final do processo, ele terá uma orquídea adulta e florida a custo zero. A variedade de espécies que ele possui é impressionante. Eu só não sei onde ele consegue tanta doação, mesmo que de backbulbs...