A maior coleção de micro-orquídeas


Micro-orquídea Ornithophora radicans
Ornithophora radicans

Segundo especialistas americanos, a maior coleção de micro-orquídeas do mundo está no Brasil, mais precisamente em Mogi das Cruzes, estado de São Paulo. O pesquisador e orquidófilo Masuji Kayasima cultiva, em seu sítio, mais de 10 mil orquídeas de 800 espécies diferentes. São plantas nativas da Mata Atlântica, ambiente que foi recriado na propriedade do Sr. Kayasima ao longo de 40 anos.

Todo este valioso acervo está sendo documentado em um livro que, além de divulgar esta biodiversidade desconhecida do grande público, pretende chamar a atenção para a necessidade de se preservar os 7% que ainda restam da Mata Atlântica original, lugar em que habitam estas pequenas obras de arte vivas.

A micro-orquídea da foto é uma Ornithophora radicans, cuja flor não ultrapassa 8 milímetros, e encontra-se florida aqui no apartamento. Mais informações podem ser encontradas nesta entrevista exclusiva com o Sr. Masuji Kayasima, bem como no vídeo sobre o Paraíso das Micro-orquídeas, com o orquidófilo e sua coleção.