Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Flor de Natal - Poinsétia


Euphorbia pulcherrima
Euphorbia pulcherrima |

A flor de Natal é a estrela deste período comemorativo típico do final de ano, muito embora poucos se atentem para o fato de que sua parte mais chamativa e colorida, geralmente vermelha, é uma folha modificada, que recebe o nome técnico de bráctea. As flores verdadeiras desta icônica planta natalina são bem mais discretas, amareladas, localizadas na parte central do arranjo. É, no entanto, o clássico contraste das folhas nas colorações verde e vermelha que torna a flor de Natal tão apreciada pelos consumidores, nesta época do ano.

O nome científico da flor de Natal é Euphorbia pulcherrima. Esta planta também é conhecida como poinsétia ou bico de papagaio. Seu nome popular no exterior, poinsettia, é uma homenagem a Joel Roberts Poinsett, conhecido como a pessoa responsável pela introdução desta planta no cultivo em solo americano, no início do século XIX.


A flor de Natal é uma euforbiácea originária da América Central, ocorrendo naturalmente em vários estados mexicanos. Acredita-se que a civilização asteca já cultivasse esta planta, com o intuito de utilizá-la como fonte de corantes ou com fins medicinais. A poinsétia faz parte da mesma família de outras plantas suculentas bastante utilizadas na decoração de ambientes internos e externos, tais como a coroa de Cristo, Euphorbia milii, e o cacto candelabro, Euphorbia ingens, sempre lembrando que este último não é um cacto verdadeiro, já que a Euphorbiaceae é uma família botânica distinta da Cactaceae.

Neste contexto, é aconselhável manusear a planta bico de papagaio com cuidado, uma vez que seus tecidos vegetais liberam uma seiva tóxica, de aspecto leitoso, como todas as euforbiáceas. A ingestão de quaisquer partes da flor de Natal pode causar complicações gástricas. Além disso, o contato do látex com as mucosas pode resultar em irritação e alergias. É sempre prudente manter a poinsétia fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Vale ressaltar, no entanto, que a Euphorbia pulcherrima não é tão venenosa quanto outras plantas da mesma família. Dificilmente, sua ingestão poderá levar uma pessoa a óbito, ainda que exista esta crença disseminada entre a população.


Como acontece com inúmeras plantas cultivadas com fins ornamentais, a flor de Natal vem sendo submetida a vários ciclos de melhoramento genético, ao longo dos anos, com o intuito de se obter variedades mais coloridas, de menor porte, além de mais adaptadas aos ambientes domésticos. Em seu habitat de origem, a poinsétia apresenta o porte de uma pequena árvore, podendo atingir até três metros de altura. Atualmente, os exemplares comercializados possuem um porte bem mais compacto, sendo tipicamente vendidos em vasos, prontos para o uso na decoração natalina.

Ainda que o bico de papagaio mais famoso e cobiçado seja vermelho, existem variedades com as brácteas nas colorações creme, alaranjada, pink e marmorizada. É necessário um rígido controle do número de horas de luminosidade e escuridão, denominado fotoperiodismo, ao qual a flor de Natal é submetida, durante seu cultivo, para que as mais belas colorações possam ser obtidas. É por este motivo que, via de regra, as poinsétias que encontramos à venda no mercado costumam ser mais bonitas e vistosas do que aquelas que cultivamos em casas e apartamentos.

Por ser originária do hemisfério norte, a flor de Natal precisa de quatorze horas de escuridão absoluta, ininterruptas, durante seis a oito semanas consecutivas, para que possa florescer adequadamente. Como esta é uma condição difícil de ser obtida, em países tropicais, seu cultivo comercial precisa ser efetuado em estufas climatizadas e com fotoperíodo controlado.


Tecnicamente, costuma-se dizer que a poinsétia é uma planta de dia curto. Sendo assim, sua floração ocorre tipicamente durante o inverno, no hemisfério norte. Este é outro motivo pelo qual o bico de papagaio acabou tornando-se conhecido como flor de Natal.

Além das noites longas, a Euphorbia pulcherrima também necessita de baixas temperaturas, para o surgimento de suas brácteas coloridas. Outro fator crucial para que a flor de Natal surja, na época apropriada, é o sol pleno, ameno, durante os dias mais curtos do inverno. É por esta razão que a produção comercial desta planta está concentrada nos estados do sul do Brasil e em Campos do Jordão, em São Paulo. No entanto, com o uso de estufas apropriadas, seu cultivo pode ocorrer em outras regiões do país. O mesmo acontece com outra planta típica de inverno, a orquídea Cymbidium, por exemplo.

Atualmente, as variedades de poinsétia que encontramos no mercado encontram-se mais adaptadas ao cultivo doméstico. Ainda que seja possível manter a flor de Natal dentro de casas e apartamentos, em locais que recebam bastante luminosidade, o ideal é que a planta seja cultivada em áreas externas, sob sol pleno, em regiões de climas mais amenos. É importante que esta transição, de um ambiente mais sombreado para o sol direto, seja feita de forma gradativa. Quando há falta de luminosidade, o bico de papagaio começa a ficar com as brácteas esverdeadas.


A multiplicação da flor de Natal é bastante tranquila, acontecendo através do enraizamento de estacas retiradas da planta principal. Estes segmentos podem ser plantados diretamente na terra ou colocados em um recipiente com água, para enraizarem.

A adubação da flor de Natal não é necessária durante o período em que a planta está florida. O excesso de fertilizantes, principalmente os inorgânicos, do tipo NPK, pode causar um aumento da salinidade no solo, prejudicando as raízes. Após o final da floração, uma formulação de manutenção pode ser aplicada, com o intuito de ajudar no desenvolvimento de novas brotações. Um adubo apropriado para o desenvolvimento de flores, mais rico em fósforo, pode ser aplicado no período que antecede a floração.

As regas precisam ser moderadas, de modo que o solo não fique úmido por um período muito prolongado. É sempre aconselhável aferir a umidade do substrato com a ponta do dedo, regando apenas quando o solo estiver bem seco. Neste momento, o vaso estará mais leve, o que ajuda na decisão sobre o momento certo para regar. O principal é evitar o acúmulo de água no pratinho sob o vaso, que favorece o desenvolvimento de fungos e bactérias, além do mosquito da dengue.


Não são todos que possuem a paciência necessária para cultivar a flor de Natal ao longo de todo o ano. Geralmente, as pessoas compram a planta no auge da sua exuberância, recém-saída das estufas de produção, e cuidam da coitada apenas enquanto suas flores durarem. No caso da poinsétia, este é um período generoso, que pode chegar a mais de um mês de floração.

Ainda que seja um costume importado, ter a casa decorada com flores de Natal é sempre agradável e animador. Depois de um ano difícil, nada mais aconchegante do que ser rodeado por plantas de colorido vibrante, ainda que não tenhamos o melhor ambiente para cultivá-las o ano todo.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil