Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Suculenta Graptoveria 'Silver Star'


Suculenta Graptoveria 'Silver Star'
Graptoveria 'Silver Star' |

Com sua roseta farta, compacta e surpreendentemente simétrica, de colorido suave e delicadas nuances prateadas, a suculenta Graptoveria 'Silver Star' vem fazendo bastante sucesso junto aos colecionadores. Cada uma de suas folhas termina em uma ponta afilada, que adquire uma coloração rosada, quando a planta é cultivada em um local com bastante luminosidade. Esta é uma suculenta que, embora possa ser cultivada dentro de casas e apartamentos, fica mais bonita e colorida em ambientes externos, bem ensolarados.

Varandas face norte, leste ou oeste, que recebam a luz solar direta por várias horas ao dia, bem como jardineiras localizadas na parte externa das janelas, além, claro, de coberturas, são exemplos de locais propícios para o cultivo da Graptoveria 'Silver Star'. Esta é uma suculenta que fica perfeita em um jardim rochoso de inspiração desértica, em meio a outras plantas que amam o sol pleno.


A Graptoveria 'Silver Star', como o nome já sugere, é um híbrido primário resultante do cruzamento entre plantas pertencentes a dois gêneros distintos. Seus progenitores são o Graptopetalum filiferum e a Echeveria agavoides multifida. Ambas as espécies pertencem à família botânica Crassulaceae e são originárias de regiões rochosas e áridas localizadas em diversos estados do México.

Aqui no blog, já apresentamos outro híbrido intergenérico bastante presente nas coleções, a Graptoveria 'Fantome', fruto da miscigenação entre o Graptopetalum paraguayense e a Echeveria elegans. Ao contrário da sua prima prateada, esta suculenta apresenta um aspecto fosco, graças à deposição de uma camada de pruína sobre suas folhas.

A Graptoveria 'Silver Star' é ideal para quem dispõe de pouco espaço para o cultivo de suas suculentas, já que se mantém em um tamanho compacto ao longo de toda a vida. Além disso, esta é uma planta que não vai ficando alta com o passar dos anos, como acontece com representantes do gênero Echeveria, por exemplo. Sendo assim, ela dificilmente precisará passar por uma poda drástica, conhecida como decapitação, para que o aspecto pescoçudo da planta seja melhorado.


O fator crucial para a obtenção de um cultivo bem-sucedido da suculenta Graptoveria 'Siver Star' é o fornecimento de uma luminosidade abundante. Quanto maior for o número de horas de sol que a planta puder receber, mais compactas e coloridas ficarão suas rosetas.

Como acontece com todos os cactos e suculentas, a Graptoveria 'Silver Star' ressente-se do excesso de umidade em suas raízes. Sob estas circunstâncias, fungos e bactérias provocam o apodrecimento destas estruturas, fenômeno que se alastra rapidamente por toda a planta, destruindo-a. Portanto, é fundamental que a frequência das regas seja bastante espaçada, ocorrendo somente quando o solo estiver bem seco. Para identificarmos o melhor momento de regar, basta que coloquemos o dedo sobre o substrato, afundando-o levemente. Se o material ainda estiver úmido, devemos postergar a irrigação para um outro dia.

Um outro fator que ajuda nesta averiguação é o peso do vaso, principalmente se ele for de plástico. À medida que a terra em seu interior vai secando, o recipiente vai ficando mais leve. Com o tempo, vamos nos acostumando a aferir o nível de umidade do substrato simplesmente segurando o vaso na mão e sentindo seu peso. Aqui no apartamento, somente rego meus cactos e suculentas quando seus vasos estão bem leves.

Além disso, para facilitar esta verificação diária, evito colocar aquela camada de pedrisco branco sobre a superfície do solo, que tem uma finalidade meramente decorativa. Além de atrapalhar a visualização da terra e a aferição do nível de umidade, este material vai ficando cada vez mais encardido, sendo necessária a sua troca periódica.


O cultivo da Graptoveria 'Silver Star' pode ser realizado em vasos de plástico ou barro. A vantagem do plástico é que o material retém a umidade por mais tempo, permitindo que as regas sejam mais espaçadas. Além disso, por ser mais leve, é mais apropriado para grandes coleções, principalmente em apartamentos. Os vasos de cerâmica, por serem mais porosos, tendem a permitir que o substrato seque mais rapidamente, de modo que as regas devem ser mais frequentes, neste caso.

O mais importante, no entanto, é a forma como o vaso é montado, seja ele de plástico ou barro. É importante que o recipiente tenha furos no fundo e uma camada de pedrisco, que funciona como um sistema de drenagem. Por cima desta camada, uma manta geotêxtil evita que o solo escape durante as regas. É aconselhável evitar o uso do pratinho sob o vaso, que pode acumular água e comprometer a saúde das raízes.

O substrato para o cultivo da Graptoveria 'Silver Star' é aquele mais arenoso, pobre em matéria orgânica, como ocorre no habitat de origem das espécies que produziram esta suculenta híbrida. Existem misturas comerciais prontas para o uso, específicas para o cultivo de cactos e suculentas. Alternativamente, pode-se preparar uma versão caseira através da mistura de terra vegetal e areia grossa de construção, em partes iguais. É importante evitar o uso da areia de praia, que contém elevados níveis de salinidade, prejudiciais ao desenvolvimento das raízes.


A adubação da Graptoveria 'Silver Star' não precisa ser muito intensa ou elaborada. Qualquer formulação inorgânica, do tipo NPK, própria para cactos e suculentas, é suficiente para garantir um bom desenvolvimento desta planta. A adubação orgânica pode ser dispensada, já que este híbrido está habituado à vida em solos pobres em nutrientes. Esta é uma suculenta que apresenta um crescimento lento, de modo que sua demanda por adubo é baixa. Além disso, o excesso de fertilizantes pode causar o acúmulo de sais minerais no substrato, o que acaba prejudicando mais do que ajudando.

A multiplicação da Graptoveria 'Silver Star' costuma acontecer espontaneamente, através do surgimento de brotos laterais a partir da base da planta mãe. Além disso, as folhas mais antigas, ainda saudáveis, podem ser destacadas cuidadosamente e colocadas em um berçário de suculentas. Dentro de algumas semanas, novos brotos surgirão a partir das bases destas estruturas. No entanto, convém lembrar que serão necessários alguns anos de cultivo, até que estas mudas se tornem adultas.

Ainda que não seja muito comum encontrá-la no mercado, a Graptoveria 'Silver Star' é uma suculenta que vem se tornando cada vez mais procurada e apreciada pelos colecionadores. Seu brilho metálico, tamanho compacto, folhas finas e delicadas, juntamente com a facilidade de cultivo tornam a 'Silver Star' uma excelente candidata para abrilhantar qualquer jardim de suculentas.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil