Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Peperômia Melancia - Peperomia argyreia


Peperomia argyreia
Peperomia argyreia |

Assim como acontece no mundo da decoração, as plantas também estão sujeitas a modismos e tendências. Atualmente, estão em alta as mais diferentes espécies de peperômias, graças à sua facilidade de cultivo no interior de casas e apartamentos. Dentre elas, destaca-se a peperômia melancia, cujo nome científico é Peperomia argyreia. Suas folhas apresentam uma textura firme, que lembra a das plantas suculentas, sendo bastante ornamentais. O padrão de estrias esverdeadas sobre um fundo prateado lembra, de fato, a aparência de uma melancia.

Aqui no blog, já apresentamos outra representante mais comum deste gênero botânico, a Peperomia scandens, popularmente conhecida como peperômia filodendro. Apesar do apelido, não se trata de uma espécie do gênero Philodendron. Também já falamos sobre a elegante Peperomia caperata e a curiosa Peperomia prostata, chamada de colar de tartarugas. As peperômias fazem parte da grande família Piperaceae, também conhecida como a família da pimenta. O nome é derivado da palavra pippali, utilizada para denominar os pimentões asiáticos, em sânscrito. São plantas que ocorrem naturalmente em praticamente todas as regiões tropicais e subtropicais do globo terrestre.


No entanto, a maioria das peperômias cultivadas com fins ornamentais, em todo o mundo, são originárias do continente americano. A peperômia melancia, por exemplo, é uma planta tipicamente brasileira. A espécie Peperomia argyreia também pode ser encontrada em outros países da América do Sul, tais como Equador, Bolívia e Venezuela. O nome da espécie faz referência ao belíssimo colorido apresentado pelas folhas da peperômia melancia. O termo argyreia, em latim, corresponde ao feminino de prateado. Argenti é a palavra latina para designar o metal prata.

Mas é a aparência de melancia a característica mais marcante desta peperômia. Tanto que, no exterior, ela também é conhecida como watermelon peperomia. Alguns também a chamam de watermelon begonia, ainda que ela não tenha parentesco algum com este gênero botânico.

Ao contrário da peperômia filodendro, que se torna pendente, com o passar do tempo, a peperômia melancia mantém-se compacta ao longo de toda a vida. Trata-se de uma típica planta de interior, ideal para ser cultivada em vasos. Embora possa florescer, seu maior atrativo são as folhas. As inflorescências da Peperomia argyreia têm o aspecto característico de outras plantas do gênero, sendo longas e repletas de minúsculas flores, lembrando a cauda de um rato. No cultivo doméstico, dentro de casas e apartamentos, é mais raro que estas florações ocorram.


Ainda assim, na eventualidade de a peperômia melancia produzir flores, é comum que seus cultivadores cortem a haste floral, tão logo surja, com o intuito de priorizar a energia da planta em direção ao crescimento vegetativo, resultando em um melhor desenvolvimento de sua folhagem.

Devido à sua origem tropical, a Peperomia argyreia aprecia as temperaturas amenas e constantes ao longo de todo o ano, situação comumente encontrada no interior da maioria das residências. Sendo assim, a peperômia melancia é a escolha ideal para quem mantém suas plantas em ambientes internos. Tudo o que ela necessita é de um local com luminosidade difusa, indireta, próximo a uma janela que não precisa ser muito ensolarada. A peperômia melancia não tolera a incidência direta dos raios solares sobre suas folhas, situação que pode causar queimaduras e a morte da planta.

Por outro lado, a falta de luminosidade pode fazer com que as folhas percam a variegação, tornando-se completamente verdes. O mesmo ocorre com a peperômia filodendro. De modo geral, a peperômia melancia beneficia-se da luminosidade requerida pela maioria das plantas de interior, nem muito intensa, nem muito fraca. Na natureza, a Peperomia argyreia encontra-se como forração, sobre o solo das florestas tropicais, protegida pela sombra fornecida pelas copas das árvores.


Neste contexto, a peperômia melancia aprecia um solo mais rico em matéria orgânica. Existem substratos próprios para a jardinagem amadora, à venda em lojas especializadas e garden centers. Estas misturas podem ser enriquecidas com a adição de composto orgânico, para um maior aporte de nutrientes à planta.

Alternativamente, uma adubação inorgânica, do tipo NPK, com níveis equilibrados destes nutrientes, é suficiente para suprir o desenvolvimento vegetativo da peperômia melancia. Caso o objetivo seja fazer a planta florescer, uma formulação mais rica em fósforo pode ser fornecida, de forma intercalada com o adubo de manutenção. O ideal é sempre evitar o excesso de fertilizantes, situação que pode provocar um crescimento excessivo da planta, roubando-lhe a robustez, bem como ocasionar a queima das raízes, devido ao acúmulo de sais minerais no solo.

Da mesma forma, as regas da peperômia melancia devem ser feitas de forma moderada. A natureza suculenta de suas folhas é um indicativo de que a planta é capaz de armazenar água em seus tecidos, de modo que o excesso de irrigação pode fazer com que a planta apodreça. Quando isso acontece, o estrago é grande e rápido.

Por outro lado, a falta de água pode fazer com que as folhas mais antigas caiam. Com o tempo, aprendemos a perceber quando a peperômia melancia precisa ser regada, apenas tocando em suas folhas e dando uma leve curvada, testando seu turgor. Se estiverem meio flácidas, é sinal de que necessitam de uma rega.


Em resumo, o ideal é não deixar o solo nem muito seco, nem muito molhado. Quanto maiores forem os níveis de umidade relativa do ar, no ambiente de cultivo, mais saudável ficará a Peperomia argyreia. Por este motivo, a planta pode sofrer em ambientes com ar condicionado. Umidificadores de ar e bandejas umidificadoras, contendo areia ou pedrisco e uma lâmina de água no fundo, ajudam a manter a planta hidratada, sem que suas raízes fiquem encharcadas.

A peperômia melancia é uma planta fácil de ser propagada. O método é semelhante àquele utilizado para multiplicar a violeta africana, através de suas folhas. Basta cortar algumas folhas saudáveis e maduras e colocá-las na água, para que enraízem. Há quem prefira plantá-las diretamente na terra. Em ambos os casos, novas mudas surgirão a partir das pontas das folhas. Alternativamente, pode-se fazer a propagação com folhas cortadas ao meio, plantadas diretamente no substrato. Neste caso, eu costumo utilizar musgo sphagnum, já que a contaminação é menor e o índice de folhas apodrecidas é significativamente reduzido.

Ainda que esta seja uma planta brasileira, não é muito comum encontrá-la nas lojas de jardinagem e garden centers que costumo frequentar. Curiosamente, a peperômia melancia faz grande sucesso em países do hemisfério norte, onde é amplamente cultivada e apreciada como planta de interior. Trata-se, sem dúvida, de uma excelente escolha para trazer um frescor tropical aos ambientes internos, seja em casas ou apartamentos.

Publicado em: | Última atualização:





Bacharel em biologia pela Unicamp, com mestrado e doutorado em bioquímica pela Usp, escreve sobre o cultivo de orquídeas, suculentas, cactos e outras plantas dentro de casas e apartamentos.

São Paulo, SP, Brasil