Suculenta Haworthia limifolia


Suculenta Haworthia limifolia
Haworthia limifolia

A planta suculenta de hoje foi um dos presentes que ganhei dos meus pais, grandes apoiadores do trabalho realizado neste blog, verse ele sobre orquídeas ou quaisquer outras plantas.

Originária do continente africano, a Haworthia limifolia é encontrada em países como Moçambique e África do Sul. No exterior, é conhecida como Fairy Washboard, em alusão ao aspecto exótico de suas folhas, que lembram as ondulações de uma tábua de lavar roupas. Em latim, o nome científico desta espécie remete à aparência da lima (limifolia, folhas em forma de lima), ferramenta de metal utilizada para aparar arestas.

Estas curiosas folhas triangulares e pontiagudas, bem rígidas, crescem de maneira espiralada, formando uma bela roseta, bastante ornamental. A coloração típica é de um verde mais fechado, embora existam raras formas variegatas

Parentes da Aloe vera, a popular babosa, as Haworthias são plantas suculentas ideais para o cultivo em interiores. São bastante resistentes, não exigem luminosidade muito intensa e não precisam ser regadas com frequência. Na natureza, vivem sob a sombra das copas de árvores. Portanto, não gostam de sol direto, principalmente nas horas mais quentes do dia. Também não toleram solos encharcados por muito tempo. 

Em resumo, a Haworthia limifolia é uma bela adição à coleção de todo apreciador de plantas suculentas, sendo de fácil cultivo. Reproduz-se com bastante rapidez, emitindo novos brotos bebês em sua base. Além disso, a planta mãe continua a crescer ao longo dos anos, ficando enorme. Na minha opinião, uma suculenta companheira para a vida toda!


6 comentários:

  1. Como é linda! Tive uma Haworthia fasciata (acho que era esse o nome, não tenho certeza), que não morreu afogada, mas que as cochonilhas tomaram conta! Tinha um Epidendrum fulgens com a praga, não consegui combater e passou prá suculenta. Perdi ambas as plantas. Estás quase me convencendo a fazer uma nova tentativa... rsrsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Alexia, que pena... Sim, também perdi várias orquídeas para as cochonilhas, espero que o mesmo não se repita com as suculentas!

      Ah, tomara que se anime a tentar novamente o cultivo de uma Haworthia! Desta, em particular, eu gosto bastante!

      Brigadão pelo carinho e apoio da sua visita, tão importantes para este espaço!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá Sergio, tudo bem?
    Passou bem o carnaval? Ahh, ainda bem que tudo agora vai voltar ao normal não é mesmo?

    Muito interessante essa suculenta!
    Diria que ela tem a geometria e a matemática contida em suas folhas!
    Veja que precisão, que perfeição, que maravilha, que lindo...
    Apenas a natureza nos proporciona esse espetáculo de rara beleza...

    Um grande beijo amigo e um restante de semana maravilhoso!! :))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adriana? Por aqui, tudo em ordem! De fato, acho que agora o ano começa para valer!

      Você está certíssima, estas proporções e simetrias nas folhas das suculentas têm tudo a ver com a matemática, Fibonacci, etc. Muito bem observado!

      Adorei sua visita, muito obrigado por prestigiar este trabalho!

      Beijo grande e um excelente final de semana!

      Excluir
  3. Muito bela e caprichosa, deixa qlq um com vontade de ter uma em casa... Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Acho esta bem diferente, gosto bastante! Muito obrigado pelo comentário e apoio a este espaço!

      Um grande abraço!

      Excluir