Mini Phalaenopsis - Lembrança especial


Orquídea Mini Phalaenopsis híbrida
Mini Phalaenopsis híbrida

Esta pequena orquídea Phalaenopsis, miniatura perfeita dos exemplares maiores que costumamos encontrar em floriculturas elegantes,  traz consigo a simbologia de uma data especial, a comemoração dos 102 anos da minha avó.

Doze delicadas mini Phalaenopsis, de diferentes cores e padronagens, acondicionadas em cachepots espelhados, ornamentaram as mesas deste evento memorável. A decoração foi assinada pelo casal Hiroko e Takashi Matsumoto, que encomendaram as orquídeas diretamente do tradicional leilão de flores da cooperativa Veiling, em Holambra.

O exemplar da foto que ilustra este artigo chamou minha atenção, devido à moldura elaborada que valoriza cada pétala e sépala, com o centro e o labelo em tons de púrpura e vinho. As Phalaenopsis que encontrávamos no mercado, há alguns anos, eram mais simples. A tal ponto que, quando comecei a cultivar orquídeas, os exemplares que portavam desenhos e colorações mais elaboradas eram vendidos como 'exóticos'. Hoje, há uma quase infinita variedade de cores, tamanhos e padrões disponíveis, uma festa para os olhos.

Esta pequena veio para casa como um presente para a minha mãe, como uma lembrança da comemoração do aniversário da mãe dela, minha avó. Na minha opinião, são as histórias e memórias por trás de cada orquídea que tornam este hobby tão especial. São valores intangíveis que deixam em segundo plano as questões, por vezes, sobrevalorizadas de raridade e formas perfeitas das orquídeas ditas especiais.


8 comentários:

  1. Parabéns a sua avó, muita saúde a ela e toda família.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, Leila! Muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que lindooo!!! Como sempre arrasando nas matérias!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Valéria? Que bom que gostou, fico feliz! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Sergio, que ocasião maravilhosa amigo!!

    Comemorar o aniversário de 102 aninhos de sua querida avozinha com um presente tão encantador! E seus leitores também puderam desfrutar de algo tão fantástico! Obrigada!!
    Nossa, fico pensando quando minha Vovó Zilda atingir os 100 anos e espero que ela consiga ultrapassar o centenário. Ela está prestes a fazer 95 e você já sabe que sempre comemoro no blog né? rsrs

    Foi uma supresa imensa saber de sua linda Vovó e que ela tenha muita saúde, muito amor e esteja sempre cercada de muita flor e mimos encantadores como essas maravilhosas 12 mini orquídes Phalaenopsis, que cumpriram fielmente o
    papel de passar delicadeza, bravura e firmeza neste dia tão especial de sua avó querido amigo!! Mil parabéns!! Estou encantada com a notícia e o belo presente oferecido a ela, não poderia ser mais especial e repleto de significados!

    Desejo uma semana maravilhosa!!
    Beijos a ti, a toda sua família e um especial à sua querida Avó!! :))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Você sempre um amor de pessoa! Sim, acompanho as postagens que você faz homenageando os aniversários da sua avó Zilda! Adoro!

      Que alegria receber sua visita neste post especial, muito obrigado pelo carinho! É uma honra!

      Beijo grande e uma ótima semana, tudo de bom!

      Sergio

      Excluir
  4. Sem dúvida Sérgio esta mini phalaenopsis tem particularidades incríveis... muito elegante este singelo contorno nas pétalas e sépalas. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Jalo, eu gosto bastante! Muito obrigado por ler e comentar o artigo, é sempre uma honra receber sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir