Botão floral inédito no apê


Orquídea Dendrobium aggregatum
Dendrobium aggregatum

Costumo comentar com vocês o quão fascinado sou por este particular estágio da floração de uma orquídea. Como fazia tempo que não trazia botões florais aqui no blog, achei por bem dar um destaque a este Dendrobium aggregatum (ou lindleyi), que nunca havia florescido aqui no apartamento. 

Fiquei impressionado com a textura destes botões florais, que parecem ter sido jateados com micro partículas de areia brilhante. Outro ponto de destaque é a suavidade da coloração, um dégradé delicado em diversos tons pastel. 

Junto com o Dendrobium loddigesii, cuja floração mostrei aqui, há algumas semanas, esta é outra orquídea que resolveu dar o ar da graça nesta primavera, aqui na sacada. Aos poucos, vou mostrando a vocês o que mais tem aparecido por estas bandas, já adiantando que não se trata de nada espetacular, muito pelo contrário. Tenho aprendido a aceitar a escassez de flores e a mediocridade da minha coleção, ainda assim extraindo bons momentos de felicidade ao longo desta jornada.

6 comentários:

  1. Uau! Que alegria, a chegada de novas flores! São lindos, os aggregatum... Não consegui cultivar uma planta que adquiri numa exposição, há uns dois anos, e fiquei muito triste, pois gosto muito desta espécie. Fico à espera das suas flores abertas!! Sucesso com elas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que pena... Este ficou anos sem dar flores, é a primeira vez que desencanta. São temperamentais as orquídeas deste gênero, acho eu.

      Prometo mostrar as flores, em breve. Brigadão pelo carinho da visita e interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Olá!Que maravilha!! E quanta ansiedade para ver a linda flor aberta!! Eu amo as suas matérias, aprendo muito contigo!
    Parabéns pela dedicação com as orquídeas!!
    Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Valéria, tudo bem? Imagine, bondade sua! Que alegria saber que está gostando das matérias. Para mim é uma honra, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Sergio, querido amigo...
    Sua coleção é belíssima e, a despeito de poucas delas estarem florescendo neste ínterim, as que florescem, como esta belíssima lindleyi , já compensa amigo!! Afinal ainda é primavera!!

    Ela é como um raio de sol adentrando de tão bela. Adoro nessas cores, onde o amarelinho prevalece...Fica tão delicada e mimosa...Realmente pequenas partículas de areia brilhante, quase dourada...

    Lindo quando disse que extrai momentos de felicidade desses singelos momentos... Assim é a felicidade: escondida nas coisas mais simples e delicadas da vida, como as suas orquídeas!! Parabéns querido!!

    Tenha uma semana maravilhosa amigo!!
    Beijos!!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adriana? Que alegria saber que gostou desta pequena! Você, como sempre, uma amiga generosa. Muito obrigado pelo carinho com que acompanha as peripécias das meninas aqui do apartamento, é uma honra e uma grande alegria!

      Beijo grande e uma ótima semana!

      Excluir