Blog sobre orquídeas dá dinheiro?


Orquídeas no Apê
Orquídeas no Apê

Esta é uma pergunta que, frequentemente, permeia veladamente conversas entre amigos e parentes, emergindo ocasionalmente durante entrevistas a jornalistas, tendo, muito provavelmente, já passado pela mente de vários leitores. Afinal, o blog Orquídeas no Apê é rentável?

Na atual conjuntura, arrisco afirmar que blog algum dá dinheiro. Quando comecei, no início da década, os blogueiros ainda estavam em evidência. Contudo, existiam muito poucos blogs especializados em orquídeas. Hoje, há um número ainda menor em atividade.

Neste contexto, considero-me um privilegiado. Após seis anos produzindo conteúdo online, venho recebendo o apoio de vários patrocinadores importantes do meio orquidófilo. São autores, associações orquidófilas, empresas e profissionais liberais que aceitaram associar suas imagens à do Orquídeas no Apê. 

Além da veiculação de anúncios no blog e nas redes sociais a ele vinculadas, outra importante fonte de receita consiste na produção de conteúdo especializado em orquidofilia, que tem sido publicado em blogs, sites e mídias sociais de diversas empresas da área. As pessoas que exercem este tipo de atividade costumam ser definidas como publishers (a Julia Petit que me ensinou). 

No conjunto da obra, é assim que tenho me visto atualmente. Um publisher especializado em orquídeas, visto que tenho sido cada vez mais requisitado para produzir conteúdo para outros veículos de comunicação que não o Orquídeas no Apê. A todos os profissionais que têm confiado em meu trabalho, deixo registrado meu profundo agradecimento. Mais do que financeiro, estas pessoas dão um importante suporte emocional para que este blog não seja mais um a sucumbir às novas tecnologias.


8 comentários:

  1. Creio que se vc tem um público razoável e cativo, isso gera interesse em possíveis patrocinadores, pois seu blog passa a ser uma vitrine, facilmente acessível aos seguidores. Isso acontece comigo, confesso: passei a utilizar produtos dos seus anunciantes, por tomar conhecimento deles, aqui. E, porque confio no seu trabalho, por tabela passei a confiar nos produtos que vejo aqui no blog. Simples. Acho que a rentabilidade passa pela confiança que o blogueiro transmite aos seguidores, empresas, veículos/mídia. Na verdade, uma troca. Grande abraço, sucesso! Alexia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Alexia? Que alegria ler seu comentário! Confesso que não fazia ideia deste alcance, seu relato me dá uma confiança maior neste trabalho, ao mesmo tempo que aumenta a responsabilidade.

      Você sempre uma amiga especial, apoiando este blog há tantos anos. Muito obrigado por todo o carinho e confiança!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Boa noite meu querido amigo Sergio!!
    Que ramo incrível você conseguiu ampliar em sua profissão: publisher especializado em orquídeas. E não poderia ser diferente, pois você é maravilhoso e muito competente no que faz amigo!!

    Sempre me encantei com seu zeloso trabalho, pois passa muita confiança em seus amigos e seguidores do blog, seja aqui ou nas demasi redes sociais.
    Eu já aprendi muita coisa aqui e continuo aprendendo e sempre serei sua fã por nos presentear com belezas tão encantadoras amigo!!
    Parabéns!!

    Um grande beijo e um feriado maravilhoso!!:)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Adriana! Tudo bem? Imagine, bondade sua!

      Você sempre uma amiga generosa, além de talentosa blogueira. Saiba que a recíproca é verdadeira, admiro bastante seu trabalho e sou muito grato pelo carinho das suas visitas e comentários.

      Muito obrigado por todo o incentivo, é muito importante para este trabalho!

      Beijo grande e um ótimo feriado para você também!

      Excluir
  3. Legal Sérgio; o diferencial, no seu caso (eu penso) é que você não é apenas uma pessoa que gosta de cultivar orquídeas e de produzir conteúdos úteis para outras pessoas, mas você também desenvolve certa profissionalização nas coisas que faz, isso é repercutido positivamente porque, apesar da imensidão de "informações" que existe na grande rede, precisa-se de pessoas sérias e profissionais como você. E isto é cada vez mais raro nesse universo do "ciberespaço". Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Jalo? Que honra e que alegria ler seu comentário! Imagine, você que é generoso. Para mim é muito importante saber a opinião de amigos talentosos como você, que faz um importante trabalho de divulgação de informações sobre orquídeas. Sou um grande admirador do seu blog e das suas orquídeas! Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Boa noite Sr Sergio
    Gostaria de saber se poderia me informar quem tem um corte para venda da Cattleya aclandiae var. coerulea; já que tem contato com vários orquidófilos.
    Até sei quem tem, mas, ainda não disponível para venda (o corte)
    Prefiro corte porque seedlings não se tem garantia 100 % de dar uma planta coerulea.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gerson, boa noite! Tudo bem? Eu passei a você um contato, através do meu e-mail, que talvez possa lhe ajudar. Caso saiba de mais algum fornecedor, entro em contato. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir