Orquídea Despertando no Quadro Verde








Oi, Pessoal! Tudo bem? Hoje, venho contar uma novidade que, confesso, deixou-me bastante emocionado. Uma sequência de fotos que registraram o desabrochar da orquídea Laeliocattleya Mini Purple foi exibida hoje, ao vivo, para os telespectadores do Bom Dia SP, na Rede Globo, durante a apresentação do Quadro Verde, criado pela Ananda Apple.

Foi como ver um filho na televisão! Além do carinho pela orquídea propriamente dita, foi recompensador assistir ao extenuante processo de confecção do vídeo, em um programa que acompanho e admiro há tanto tempo. Confesso que, nem mesmo quando eu próprio apareci no Quadro Verde, fiquei tão feliz quanto hoje, ao ver o despertar desta pequena orquídea púrpura ao vivo. 

É importante salientar que não se trata de um vídeo propriamente dito. Foram tiradas fotos sequenciais, ao longo de 48h, na mesma posição. No começo, quando as mudanças no botão floral são mais perceptíveis, tirei fotos com maior frequência. À medida que a flor desabrochava, os quadros tornaram-se mais espaçados, devido à pouca variação na forma e posicionamento. No final, os quadros principais foram reunidos em sequência.

Este processo é chamado time-lapse photography. Quando feito da forma ideal, com equipamento profissional, obtém-se um vídeo composto por milhares de imagens sequenciais. O movimento de abertura da flor é muito suave e sem mudanças bruscas. Cada quadro é fotografado automaticamente, com o auxílio de um temporizador. A luz é artificial e constante, para evitar oscilações entre dia, entardecer e noite. Eu não tenho nada disso à disposição.

O filmezinho que produzi é totalmente amador e improvisado. Apenas fui tirando as fotos, em intervalos variáveis. Quando escureceu, usei uma lâmpada fluorescente e um tecido translúcido para filtrar a luz. Nas primeiras 24h, não dormi para não perder nenhuma mudança significativa. Foi um banzé aqui no apartamento.

Mas valeu a pena. À Ananda Apple, que sempre acreditou e apoiou este trabalho, de forma tão carinhosa, deixo meu muito obrigado pela honra e consideração! Para assistir ao programa na plataforma Globoplay, basta acessar este link ou o banner da Ananda, aqui na lateral do blog ou embaixo, no celular.


8 comentários:

  1. Que orgulho!!!! Muito feliz e satisfeita por mais este reconhecimento ao teu trabalho! Confesso que me sinto privilegiada por te acompanhar. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Alexia? Mas imagine, quem sou eu! Tudo o que faço é na base do improviso e da curiosidade. Gostaria muito de ter um equipamento profissional para fazer esta captura.

      Muito obrigado pelo carinho com que acompanha este trabalho, seu apoio é valiosíssimo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. What a great news, it must be marvelous to see your work recognized this way! Congratulations!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! Yes, indeed! It was an amazing feeling, for sure. Thank you so much for your kind words of support!

      All the best!

      Excluir
  3. Sérgio, que orgulho hem?
    Ter sua bela orquídea rubra despertando a todos no Bom dia São Paulo deve ter sido a cena mais encantadora que vistes amigo!! Que maravilha!!
    O trabalho extenuante, sem dúvida, valeu a pena!!
    Ficar sem dormir deve ter sido difícil, mas o resultado ficou espetacular amigo. PARABÉNS!!!
    Eu vi o vídeo no seu perfil do facebook e até compartilhei no meu perfil tamanha beleza! Mas lá, eu ainda não sabia o quanto fora complicado e extenuante fazê-lo!!
    Interessante essa técnica time-lapse photography. Chique demais para o meu gosto...rsrs
    Amigo, mesmo sem os equipamentos profissionais, de forma amadora, você deu um show de beleza!!
    Não se preocupe: Com as coisas mais simples, você faz as mais belas obras de arte!!

    Eu adorei!!
    Tenha uma semana espetacular amigo!
    Beijos!!! :)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adriana? Pois é, foi uma grata surpresa ver o vídeo no programa da Ananda! Ainda é um sonho fazer este registro com a técnica e os equipamentos apropriados. Quem sabe um dia!

      Mas que alegria ler seu comentário e saber que gostou do vídeo! Muito obrigado pelo carinho, você sempre um amor de pessoa!

      Beijo grande e tudo de bom!

      Excluir
  4. Que maravilha Sérgio, parabéns! De certa forma acompanhamos também esse desbrochar, uma lindeza! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Imagine, muito obrigado pela visita e pelo comentário! Que bom saber que gostou, agradeço imensamente por assistir!

      Um grande abraço!

      Excluir