Decoração Virtual, Orquídeas Onipresentes


Fazendo a ryka

Uma de minhas distrações favoritas é conceber ambientes virtuais com fotos de orquídeas. No maravilhoso mundo do Photoshop, tudo é possível. Claro que estou atrás, a anos-luz de distância, dos arquitetos e decoradores que utilizam programas sofisticados, de modelagem em 3D, específicos para este fim. Sou apenas um curioso.

Sempre foi um sonho meu ver as fotos das orquídeas que cultivo, fotografo e publico nas mídias digitais, serem transpostas para o mundo real. Cheguei a fazer propostas de parceria neste sentido, mas fui solenemente ignorado. Algo que me acontece com certa recorrência.

No entanto, em determinados momentos da trajetória virtual deste blog, tive a felicidade de ver este sonho realizado. Em 2013, as três imagens abaixo fizeram parte de um ambiente exposto na Mostra de Paisagismo e Jardinagem da tradicional Expoflora, em Holambra.


Quadros da coleção de Hiroko e Takashi Matsumoto

Logo após o evento, as fotos foram adquiridas por Hiroko e Takashi Matsumoto, juntamente com outras doze imagens selecionadas das orquídeas apresentadas no blog. Esta coletânea de quinze quadros, por sua vez, fez parte da Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas, em outubro de 2013.


Decorando com fotos de orquídeas

Dois anos depois, novamente por iniciativa da presidente da SBO, Leili Odete Campos Izumida, inúmeras outras imagens das Orquídeas no Apê foram apresentadas na conceituada exposição da sociedade, desta vez sob a forma de banners verticais.


Fotos apresentadas na Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas

Mais do que um afago no ego, estas aparições das minhas orquídeas no mundo real propiciam-me uma sensação de que as fotografias serão perpetuadas, as memórias de cada orquídea florida não desaparecerão com um bug computacional.

É reconfortante saber que, após anos de cultivo, aquela pequena muda, que passou por tantos percalços na minha mão, foi capaz de se desenvolver, florescer e, acima de tudo, levar um sopro de vida e natureza ao lar de uma pessoa, eternizada sob a forma de um quadro. 


11 comentários:

  1. Tuas fotos, assim como as orquídeas que cultivas, são lindas. O políptico da orquídea vermelha (Tutankamen 'Pop'?) é simplesmente deslumbrante! E posso falar "de cadeira", daqui da minha sala, que se tornou muito mais bonita com aquele quadro maravilhoso!! Não desista desse sonho, viu?! Grande abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Alexia, que emoção ler seu comentário!

      Mais emocionado ainda fico ao saber que está apreciando a orquídea na sua sala! Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Ah, perdão! Sim, a vermelha é a Slc. Tutankamen 'Pop', exatamente!

      Excluir
  2. Oi, Sergio, tudo bem?
    Descobri seu blog há pouco tempo, então me perdoe se estou fazendo uma pergunta cuja resposta já se encontra aqui mesmo.
    Você vende suas fotos impressas e/ou emolduradas?
    São muito lindas e eu adoria ter ao menos uma delas em casa!
    Estou amando tudo por aqui, parabéns pela qualidade do seu trabalho!
    Marta (e-mail: mbgimenez@uol.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Marta? Por aqui, tudo certo!

      Imagine, fique bem à vontade para perguntar o que quiser! Seja muito bem-vinda! Que alegria saber que está gostando do blog, muito obrigado pelo apoio!

      Sim, você pode adquirir versões impressas de qualquer foto aqui do blog! Vou enviar os detalhes por e-mail. Agradeço imensamente pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Cenários lindos e mágicos, compostos por um talento que tens e sucessivamente leva-o ao mundo real, palpável e concebível de beleza e ternura! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Mas imagine, que linda sua mensagem! Você sempre generoso, muito obrigado pela visita e pelo apoio que tem dado a este trabalho!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. It must be so satisfying to see your work recognized and to know that your orchids bring people love and happiness and peace and so much enjoyment! Thank you for sharing your work and your passions...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! I'm always very happy reading your comments! Yes, indeed, it is an amazing feeling. You are so welcome! Thank you so much for your visit and kind words!

      All the best!

      Excluir
  5. Nossa Sergio, que espetáculo!!

    Meu sonho de consumo é ter minha sala decorada com seus quadros de orquídeas! Que coisa mais linda!!!
    Fiquei apaixonada pela gravura número 2, onde tem a orquídea rubra, seccionada em 5 belíssimos quadros que deixa qualquer sala com um aspecto de castelo de rainha!! QUE SHOWWWWW!!!

    Amigo, seu trabalho está se internacionalizando, ficando cada dia mais conhecido!!
    E eu te desejo todo o sucesso desse mundo e quem recusou as parcerias no início, arrepender-se-á amargamente amigo pode ter certeza!!!
    Muito, muito obrigada por ter feito este post! AMEI!!

    Parabéns e desejo uma semana linda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adriana? Imagine, quem sou eu... Preciso ser bem sincero, nem eu sei exatamente se é possível fazer uma composição daquelas, neste formato políptico!

      Mas fico muito contente e lisonjeado lendo seu comentário. Você sempre um amor de pessoa! Eu que agradeço, de coração, pelo carinho com que acompanha cada postagem. Muito obrigado por tudo!

      Grande beijo e uma excelente semana!

      Excluir