Orquídeas no Gelo


Orquídea Potinara no gelo
Orquídea Potinara no gelo

A associação entre orquídeas e gelo é curiosamente recorrente, entre os cultivadores desta família botânica. Embora seja um mito, ainda é bastante comum ouvirmos o conselho para que reguemos as orquídeas com duas pedras de gelo, semanalmente. Trata-se de um método pouco eficiente de rega, incapaz de hidratar adequadamente todos os componentes do substrato. Mas a recomendação virou moda.

Outra dica bastante popular baseia-se em um truque para induzir a floração da orquídea Cymbidium, quando cultivada em regiões de clima quente. Alguns orquidófilos afirmam que, ao colocarmos pedras de gelo no vaso desta orquídea, simulamos a queda de temperatura do outono/inverno, necessária para a indução da floração do Cymbidium.

Há, no entanto, uma utilidade pouco conhecida do gelo na preservação de flores em geral. O artista floral Azuma Makoto, um dos mais célebres floristas japoneses, levou esta técnica ao estado da arte, enclausurando imensos arranjos florais em blocos de gelo completamente translúcidos, com mais de 2 metro de altura e cuidadosamente lapidados em forma de paralelepípedos gigantes.

Fascinado por este exercício estético, venho tentando reproduzi-lo, em menor escala, incrustando flores de orquídeas em blocos de gelo. Muitos acham um pecado fazer isso com as coitadas, mas ressalto que espero o término da floração, para só então colher alguns exemplares para o congelamento.

O procedimento requer alguns cuidados, para não estourarmos recipientes frágeis ou caros, e para evitarmos blocos de gelo demasiadamente opacos. Alguns dos detalhes desta técnica foram descritos neste artigo.

Uma pequena coletânea dos resultados obtidos até o momento encontra-se no vídeo abaixo. Espero incrementar o acervo de orquídeas congeladas, no futuro!




8 comentários:

  1. Adorei a ideia, ficaram lindas e ainda podemos admirá-las por muito tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Ana Paula? Sim, dá para preservá-las por anos! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parece obra de ficção científica, onde corpos são congelados à espera do futuro... rsrsrsrs... Mas é inovador e inusitado, sim. Os Cymbidiuns e a Potinara me pareceram muito interessantes! Parecem joias envoltas em cristal. Um abraço grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Bem lembrado, já tem gente se congelando à espera de avanços tecnológicos no futuro! Eu gosto do resultado estético, apenas. Que alegria saber sua opinião sobre o assunto, muito obrigado por ler e comentar o artigo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. What a beautiful creations! Thank you for showing your beautiful orchids this way. Now that I have seen yours, I want to try freezing flowers with orgone charged water to see the effects. Time to experiment!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! I'm so happy to know that you like it! I hope you get beautiful frozen orchids! Thank you so much for commenting!

      All the best!

      Excluir
  4. Sérgio, querido, você sempre trazendo novidades..
    Gente, eu nunca imaginava que seria possível congelar as orquídeas!!
    Elas não ficam com suas suaves e delicadas pétalas prejudicadas pelo frio amigo?
    Puxa, quando a gente coloca gelo no contato com a pele, logo sentimos o efeito dele: uma queimação e avermelhamento da mesma...
    Espero que nas orquídeas o processo não lhes provoque dor ou sofrimento...rsrs
    Mas esteticamente é belíssimo, pelo menos elas parecem ficar bem preservadas sob redomas de gelo!! :))
    Parabéns por mais essa inovação!!

    Tenha uma semana incrível amigo e ahh, adorei o vídeo!! Lindo!!
    Beijos!! ;)))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Tudo bem?

      Hehehe! De fato, ela sofreria se estivesse viva! Mas a flor é uma parte temporária da planta. Eu a congelo poucos dias antes de secar naturalmente! Penso que ela morreria de todo modo, faz parte do ciclo da flor. A planta orquídea, por sua vez, continua viva.

      Mas que bom saber que gostou do aspecto estético do procedimento! De fato, este é o objetivo. Muito obrigado pelo carinho e atenção com que visita este espaço, sempre participando e prestigiando este trabalho! Agradeço, de coração!

      Um grande beijo e uma ótima semana!

      Excluir