Orquídeas floridas no inverno


Orquídea Laeliocattleya Mini Purple
Laeliocattleya Mini Purple

Embora a primavera seja emblemática para o desabrochar das flores, podemos, sim, encontrar várias orquídeas floridas durante a estação mais fria do ano.

A seguir, apresento algumas das orquídeas que deram o ar da graça neste começo de inverno, aqui no apartamento. Lembrando que minha coleção é minúscula e, de forma alguma, representa um espaço amostral fidedigno da enorme diversidade de membros da família Orchidaceae.

Começo com uma insuspeita Laeliocattleya Mini Purple, híbrido primário resultante do cruzamento entre a famigerada Cattleya walkeriana e a Laelia pumila. Em nossa varanda, esta orquídea costuma florescer entre os meses de janeiro e agosto. A flor é imensa, quando comparada à parte vegetativa da planta. Seu porte compacto é perfeito para o cultivo em apartamentos, embora seja uma orquídea que necessite de bastante luminosidade para dar flores.

Quando o assunto refere-se a orquídeas de inverno, não podemos deixar de lado o icônico Cymbidium.


Orquídea Cymbidium híbrida
Cymbidium híbrido

Embora seja a orquídea mais típica de inverno, o Cymbidium pode florescer em outras estações. Geralmente, durante os meses de outono, já começamos a observar o despontar de hastes florais. Neste ano, excepcionalmente, tivemos duas florações consecutivas deste belo Cymbidium esverdeado, com um contrastante labelo pitalgado de vermelho-sangue.

Uma orquídea, que pode florescer durante todo o ano, mas que costuma dar uma passada aqui pela varanda durante o inverno, é o Dendrobium victoria-reginae.


Orquídea Dendrobium victoria-reginae
Dendrobium victoria-reginae

O inverno também é a estação de preparação para muitas florações que ocorrerão na primavera. Várias orquídeas do gênero Dendrobium, por exemplo, precisam de um cuidado diferenciado neste período, para que possam dar flores. É o chamado stress hídrico, processo no qual as regas são drasticamente reduzidas. 

As orquídeas Phalaenopsis, por sua vez, já começam a despontar suas hastes florais, agora no inverno. Apesar de florescerem durante o ano todo, é durante a primavera que o auge de suas florações ocorre.

Infelizmente, nesta coletânea de inverno, estão ausentes várias orquídeas que costumavam florescer nesta estação, mas já não estão mais entre nós. As perdas aqui na sacada continuam e, devido às circunstâncias, interrompi as novas aquisições por tempo indeterminado.

Sugestão de leitura: Como cuidar de orquídeas no inverno.





6 comentários:

  1. Quanta beleza... A LC Mini Purple é extraordinária! Está na minha lista de desejos, mas creio que lá permanecerá por muito tempo, em razão das adversidades para seu cultivo. Também estou em período de recesso para novas plantas, infelizmente. Mas me contento em admirar as tuas, sempre em fotos impecáveis. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que pena... Sei bem como é. Inclusive aqui, volta e maia acabo postando fotos antigas, devido à escassez de novidades.

      Mas muito obrigado pela visita e por sempre comentar neste espaço, não tenho palavras para agradecer por todo o apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. They are all beautiful, special orchids and thank you for featuring them. Sorry about your losses, but I am sure there are some orchids out there just waiting to become part of your collection, and soon...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! I'm very happy to read your comment! Thank you so much for your kind words of support. Your visit is very important to this blog!

      All the best!

      Excluir
  3. Lindas florações vc obteve, portanto, neste início de inverno! Parabéns pelo cultivo persistente e promissor. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Imagine, bondade sua! Que bom saber que gostou, agradeço pela visita e pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir