Mini Phalaenopsis


Orquídea Mini Phalaenopsis
Mini Phalaenopsis

As populares orquídeas com flores em forma de falenas estão cada vez menores. Graças a um intensivo processo de hibridização, hoje é possível encontrar miniaturas perfeitas das imponentes orquídeas Phalaenopsis que costumam fazer sucesso na decoração de grandes eventos.

No passado, as mini Phalaenopsis que encontrávamos no mercado eram simplesmente espécies de orquídeas cujas flores e porte eram naturalmente pequenos. Um exemplo clássico de miniatura bastante popular é a Phalaenopsis equestris. Outra orquídea que não pertence ao gênero Phalaenopsis, mas cujas flores são bastante semelhantes, é a Doritis pulcherrima. São todas orquídeas provenientes do sudeste asiático.

Como os gêneros Doritis e Phalaenopsis são bastante próximos, geneticamente falando, logo surgiram diversos híbridos entre os dois, conhecidos como Doritaenopsis. Estas orquídeas mestiças herdaram a beleza das flores da Phalaenopsis aliada ao tamanho diminuto e à grande quantidade de mini mariposas características da Doritis.

Recentemente, os estudiosos que classificam as orquídeas, dispostos a nos enlouquecer, decidiram unir os dois gêneros, de forma que tudo pode se transformar simplesmente em Phalaenopsis.

Confusões à parte, mini Phalaenopsis não são obtidas da mesma forma que mini vacas ou mini porcos, processo em que se busca cruzar animais cada vez menores. No caso das orquídeas, outros gêneros e espécies são usados para diminuir o tamanho das flores e aumentar o volume das florações.

É desta miscelânea de Phalaenopsis equestris, Doritis pulcherrima, Doritaenopsis, que surgem estas pequenas preciosidades, réplicas em miniatura das grandes orquídeas que estamos acostumados a ver em floriculturas.

A mini Phalaenopsis magenta da foto de abertura deste artigo foi um presente de aniversário do casal Hiroko e Takashi Matsumoto. Dos meus pais, ganhei um novo pulverizador de pressão, já que o antigo havia pedido arrego. Ser a louca das orquídeas tem esta vantagem, todos sabem como presentear!




14 comentários:

  1. Parabéns, Sérgio!!!! Como eu queria ter uma mini linda assim!! Não conhecia esse novo híbrido. Obrigada pot dividir conosco. Adorei a matéria!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Dani? Que bom que gostou! Vale a pena ter uma, está cada vez mais fácil encontrar estas mini Phalaenopsis no mercado. Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que legal esse post! Dei uma mini ontem para minha mãe no Dia das Mães. Ela veio em um vasinho com ímã com a ideia de colocar na geladeira. Fofa !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Carolina! Que bom saber que gostou do post, muito obrigado pela visita! Acho genial esta ideia do vasinho com imã, belíssimo presente!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Que belezura! Muito linda! Parabéns e mais uma vez obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Tudo bem? Que alegria saber que gostou desta pequena! Mas imagine, eu que agradeço a você pelo carinho da visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Thank you for sharing your thoughts on mini phal's, they are beautiful and I am sure we will see more of them in the future, Although I seems to swing between gigantea and mini...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi! Yes, I also like the big ones, they are beautiful! Thank you so much for your visit and comment!

      All the best!

      Excluir
  5. Olha... eu não sabia de nada disso!!!! Tenho visto muitas Mini Phalaenopsis, incluindo aquelas mini-mini, que se vê como ímãs de geladeira, incríveis plantas de verdade! São de grande delicadeza... Ainda não me aventurei a nenhuma, mas estão na lista! Muito boa abordagem, obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Alexia? Sim, acho incríveis aquelas micro Phalaenopsis! Que bom saber que gostou do artigo, sua opinião é sempre muito importante para mim! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Sergio, querido amigo, estou estupefata com a beleza espetacular desta pequenina, a mini Phalaenopsis!

    Sempre fui apaixonada por suas orquídeas de cores fortes e intensas, principalmente a magenta, que tenho uma particular predileção!!
    Mas esta está superior a tudo o que já vi!
    Só espero que essa união de gêneros não prejudique a originalidade e beleza natural das orquídeas amigo!! Isso é tão confuso para a minha cabeça...hihihihihi

    Beijos e uma semana maravilhosa! :)))))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! De fato, esta questão de nomes científicos é uma confusão, mudam a todo instante!

      Mas que alegria ler seu comentário e saber que gostou desta pequena magenta! Também adoro a cor!

      Muito obrigado pela importante participação e pelo carinho do seu apoio, sempre!

      Grande beijo e uma excelente semana!

      Excluir
  7. Bom dia, Sérgio, como vai você?
    Achei muito interessante o seu texto. Adquiri recentemente uma mini Phalaenopsis branca (que é uma fofura e muito linda) e não tinha a menor idéia de como diminuíram o tamanho dela. Obrigada pelos esclarecimentos.
    Ter família e amigos é muito bom, eles sempre sabem o que queremos receber de presente rs, rs.
    Um grande abraço e fique com Deus.
    Cláudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia, bom dia!

      Tudo bem? Por aqui, tudo em ordem, obrigado!

      De fato, no meu caso, é sempre uma alegria receber presentes relacionados às orquídeas! Que bom saber que gostou do texto, muito obrigado por ler e comentar o assunto!

      Amém, você também! Agradeço de coração pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir