Como cuidar de orquídeas - Perguntas e respostas


Bate-papo ao vivo, direto da Revista Casa e Jardim
Bate-papo ao vivo, direto da Revista Casa e Jardim

Tudo bem, Pessoal? Recentemente, tive o prazer e a honra de ser convidado pela Stéphanie Durante, editora da Revista Casa e Jardim, para participar de uma entrevista ao vivo na fanpage da publicação, no Facebook.

O evento ocorreu no dia 27 de julho de 2016, às 16h, ao vivo para os quase três milhões de fãs da revista. Conhecida como facelive, a entrevista traz profissionais de diversas áreas ligadas à decoração, jardinagem e paisagismo, para responder as perguntas formuladas pelos internautas. A jornalista Ananda Apple e o designer Marcelo Rosenbaum estão entre os que já participaram.

Apesar de termos ficado no ar por mais de 40 minutos, não foi possível responder a todos. No entanto, depois da entrevista, procurei responder as perguntas que ficaram de fora, por escrito, nos comentários. Dá para acessá-los, ao lado do vídeo, mas acredito ser preciso ter uma conta no Facebook.

Independentemente de fazer parte ao não desta rede social, agora todos podem assistir ao vídeo, que foi gravado e encontra-se disponível no link abaixo:


Foi uma experiência única. Eu sempre disse que jamais participaria de um programa ao vivo, por medo de falar alguma bobagem ou não saber a resposta. Mas acabei aceitando em consideração a esta publicação que tanto admiro, há tantos anos em circulação. Também pesou na decisão a gentileza e o carinho da jornalista Stéphaine Durante, que sempre me tratou da melhor forma possível e com quem tem sido um grande prazer interagir. À Stéphanie, deixo meu muito obrigado por esta oportunidade especial!

Coincidentemente, hoje foi disponibilizada a versão online da matéria escrita pela Stépahie Durante, com minha colaboração, para a edição impressa do mês de abril de Casa e Jardim. Para lê-la na íntegra, basta clicar neste link.

4 comentários:

  1. Bom dia Sérgio! Que legal hein gostei muito da idéia. Agora mais uma dúvida: todos falam que a cada dois anos troca-se o substrato. Mas e quando a gente vê aquela enooorme que se percebe que não trocou o substrato e ela só cresce com raízes pra todo lado? Aí pode so quebrar o vaso e tirar o que der e colocar em outro e só complementar de substrato? Me dá dó ficar mexendo com elas ai quando vê que ela acostumou deu um ano e meio e já tem que trocar. As minhas eu ainda não troquei e tá fazendo dois anos por agora mas agora que elas responderam sabe e não floriram e o substrato ta aparentemente bom. Se eu trocar vai passar mais tempo para se adaptar de novo e começar tudo de novo não? Detalhe não uso adubo orgânico não gostei muito não... Valeu se puder me orientar. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, bom dia! Que bom que gostou! Muito obrigado pela visita!

      De fato, este negócio de trocar o substrato quando a orquídea está decolando prejudica bastante. Eu não obedeço esta regra dos dois anos à risca. Apenas troco de vaso quando a orquídea está saindo dele ou o substrato está velho, deteriorando-se.

      Você pode colocar o vaso dentro de um maior e complementar com substrato, para não prejudicar as raízes nem o desenvolvimento da planta. Quando há um trauma, geralmente ela fica um tempo sem florescer.

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns Sérgio! É certo que as pessoas que entraram em contato com você, através do link citado, obtiveram excelentes contribuições sobre este tema, de grande importância, o qual foi abordado pela Revista! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, tudo bem? Fico feliz por saber que gostou! Foi uma experiência bastante gratificante, poder estar em contato com o pessoal, ainda que virtualmente. Muito obrigado pelo apoio da sua mensagem, é muito importante para mim!

      Um grande abraço!

      Excluir