Orquídea floco de neve


Orquídea Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'
Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'

Eis uma orquídea que faz jus ao nome. Este Oncidium híbrido produz uma cascata de delicadas flores brancas salpicadas de um vermelho amarronzado. Batizada de Oncidium Speckled Spire 'Snowflake', esta mini-orquídea foi o tema de um artigo recente aqui no blog, no qual mostrei apenas uma das flores em close up.

Hoje, trago a floração completa. Embora esta orquídea ainda esteja florida no momento, aqui no apartamento, a foto acima é da planta na ocasião em que a ganhei, um ano atrás, do pessoal que organiza o Concurso de Flores da Aflord. Claro que a haste era muito maior e apresentava um número superior de flores, além de estar habilidosamente tutorada em forma de círculo, coisa que eu jamais me atreveria a tentar reproduzir. Praticamente uma escultura viva. Mais para frente, mostro como ficou a floração sob os meus cuidados (shame on me).

Esta é uma orquídea de fácil cultivo, de crescimento vigoroso e floração extremamente duradoura. Meu exemplar está sendo cultivado no mesmo vaso em que veio, de plástico, preenchido com casca de pinus e carvão vegetal. Como o material seca muito rapidamente, rego todos os dias, nos meses mais quentes da primavera e verão. Agora, no frio, rego apenas quando sinto que o vaso está bem leve e o substrato seco.

Por uma questão de transparência, é importante salientar que, na foto, a haste floral está presa a um tutor de arame através de fitilhos encapados, na cor verde. Para a composição ficar mais bonita, escondi alguns atrás das flores. Outros foram simplesmente apagados no Photoshop. Particularmente, não vejo mal em esconder pequenas imperfeições, para tentar trazer um pouco de beleza a este mundo tão conturbado e violento. Por outro lado, acho digno deixar claros quais métodos foram usados, para não criar a falsa impressão de que tudo é bonito e perfeito, algo muito em voga nos dias de hoje, nas redes sociais.

18 comentários:

  1. Que espetáculo esse arranjo! Um verdadeira coroa. Conheci esse híbrido através da publicação do close que fizeste dela. E parabéns por "confessar" os pequenos truques da foto: numa época de tantos tranbiques, vale a dignidade de quem revela o que faz! Não esperaria outra atitude de ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! Bem observado, parece mesmo uma coroa! Mas que bom que gostou, fico feliz por saber que apreciou a revelação dos truques! Você sempre apoiando e enriquecendo este trabalho, muito obrigado por tudo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Ficou tão mimoso e lindo.
    Parabéns amigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Mari? Que bom que gostou, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Que bom, Maria Angélica! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Sergio, além de amante do belo, vc é um artista nato. Continue assim, VERDADEIRO. Abraços, amigo! Acho que em agosto no encontraremos novamente na exposição da AOSP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Imagine, bondade sua! Muito obrigado pelo carinho da sua mensagem, adorei! Que bom, tomara que tenhamos a oportunidade de nos reencontrarmos!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi, que alegria! Fico feliz, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Sergio, bom dia!, apesar das chuvas intermitentes, mas tem sido benefico para as minhas orquideas, tao sofridas no terraco do meu apto. Seguindo as suas orientacoes algumas estao florecendo, nao com aquele vigor, mas ja me dou por feliz. E a primeira vez que te escrevo, mas sou assidua leitora dos seus blogs. Um grande abraco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sanae, bom dia! Que bom saber que suas orquídeas estão bem! Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco, adorei sua mensagem! Agradeço pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Que belezura, Sérgio! Lindo demais. Parabéns! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Que bom que gostou, muito obrigado pelo carinho, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Lindo! Mas não deixe de postar a floracao atual, ainda prefiro a florada ao natural, sem manipular!!! Parabéns pelos cultivos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marlene! Mostro, sim, pode deixar! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Sergio, querido amigo! Que belo!
    Aliás, é tanta beleza aqui e no seu novo blog, que agora nem sei onde ir..rsrs

    Sabe essa cascata de mini-orquídeas branco gelo, parece uma coroa de flores de princesa, de tão delicada!
    E pelo que narrou em seu artigo, ela parece ser fácil de ser cuidada!
    Basta regar com cuidado e carinho quando o substrato estiver seco não é?
    Fiquei tentada a adquirir uma assim, pois quem sabe ela vai sobreviver aos meus tentáculos de ogra...kkkkkk
    Sim, sou muito frustrada, pois as orquídeas não sobrevivem bem comigo... Se nem os cactos e as suculentas resistem amigo, imagina delicadezas assim ... buáááááá
    Ainda bem que tem a beleza de seu blog para eu poder ver! :D

    Muitos belas e delicadas!
    Agradeço por compartilhar mimos assim amigo!
    Desejo uma semana maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Adriana! Imagine, não diga isso! Tenho certeza de que, com sua sensibilidade e dedicação, belíssimas flores ainda virão. Esta é uma ótima candidata, afinal, sobreviveu aos meus tentáculos!

      Imagine, eu que agradeço de coração pelo carinho das suas mensagens e pelo apoio que você sempre dá aos meus projetos. Muito obrigado por tudo!

      Grande beijo e uma ótima semana!

      Excluir