Oncidium Snowflake


Mini-orquídea Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'
Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'

Contrariando o senso comum, é durante o outono que a maioria das Orquídeas no Apê costumam florescer com mais generosidade, aqui na varanda. Ao menos, esta tem sido minha experiência, com a coleção que possuo atualmente.

Hoje, trago uma orquídea que faz seu début aqui no blog, o Oncidium Speckled Spire 'Snowflake'. Trata-se de um híbrido resultante do cruzamento entre o Oncidium Rex Van Delden e o Oncidium trilobum. A despeito da profusão de nomes compridos e complicados, esta orquídea é de uma singeleza única.

Suas hastes florais são longas e altaneiras, repletas de ramificações que portam delicadas flores brancas levemente salpicadas por uma elegante tonalidade terrosa de vermelho. O conjunto da floração desta orquídea faz jus ao seu nome complicado. A palavra inglesa speckled significa salpicado. Spire refere-se a cúpula, pináculo. E snowflake, claro, floco de neve. De tal forma que podemos praticamente visualizar o nome deste Oncidium Speckled Spire 'Snowflake', cuja flor, de fato, parece-se com um floco de neve salpicado em seu topo.

Ganhei esta orquídea já florida, em agosto de 2015, dos organizadores da ExpoAflord. Na ocasião, tive a honra de ter sido convidado a participar do júri que avaliou as flores apresentadas pelos produtores da região da Via Dutra, SP. Adorei a lembrança. Oportunamente, mostrarei outras fotos desta bela e inédita floração aqui no apartamento.

16 comentários:

  1. Essas sardentas são maravilhosas! Não conhecia esse híbrido, que é deslumbrante e cujo pomposo nome é autoexplicativo. Mais uma beleza para encher nossos olhos... Parabéns pelo belo cultivo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! De fato, também gosto bastante das pintadinhas! Eu também não conhecia, acredito até que tenha sido lançado recentemente. Que bom ler seu comentário, muito obrigado pela visita, sempre prestigiando este espaço!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Parabéns!por mas este ótimo artigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, que bom que gostou! Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Lindíssima!!!!
    Comecei agora minha experiencia com orquideas, tenho apenas 3 mini phalaenopsis, Vc poderia me indicar especies de pequeno porte tanto no tamanho da planta e da flor? Muito obrigada e parabéns pelo site!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem? Que bom saber que está gostando do site, muito obrigado pela visita e apoio! Seja muito bem-vinda! Vou deixar um link abaixo, em que várias mini e micro-orquídeas são citadas.

      http://www.orquideasnoape.com.br/search/label/Mini-orquídeas

      http://www.orquideasnoape.com.br/search/label/Micro-orquídeas

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Lindíssima! Espetacular! Obrigada por dividi-la conosco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Flávia? Imagine, eu que agradeço a você pela visita e pelo gentil comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Ei Sérgio! Mais uma vez, obrigada por compartilhar essa belezura conosco. Lindíssima. Parabéns. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana! Que bom saber que gostou desta orquídea! Imagine, eu que agradeço pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. OLA SERGIO ....QUE LINDA ...
    ADOREI SEU ARTIGO ... ESPETACULAR !!!!
    BJK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Leila? Bondade sua, fico feliz por saber que gostou! Muito obrigado pelo carinho da sua visita, sempre especial!

      Beijo grande!

      Excluir
  7. Parabéns Sérgio, uma belezinha que nos permite o conhecimento, diga-se de passagem bastante agradável e bonita! Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo, que bom que gostou! Você sempre gentil, muito obrigado pelo apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Muito delicada e bela, me lembrou a chocolate.
    Esta tem as flores como as da Share baby? Ela é maravilhosa.
    a haste fica repleta ou emite poucas flores? Parabéns, obrigado por toda sua dedicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia! Sim, ela lembra bastante a orquídea chocolate.Inclusive a haste dela é bem parecida, fica repleta de flores, com ramificações. Ainda vou mostrar uma foto do conjunto. Imagine, eu que agradeço pelo carinho da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir