Design e tecnologia em prol das orquídeas


Vaso Egg, Placa Porus e Substrato
Vaso Egg, Placa Porus e Substrato

Tudo bem, Pessoal? Acabo de receber os novos produtos da Fabergé Orquídeas e venho contar para vocês um pouco sobre a minha primeira impressão. Chegaram em perfeito estado, cuidadosamente embalados. São peças leves, bastante resistentes e, acima de tudo, muito bonitas. Lembram mais objetos de decoração do que material para cultivo de orquídeas.

O Vaso Egg é confeccionado em cerâmica de alta resistência, leve e bastante permeável. Os furos laterais conferem uma aeração extra às raízes das orquídeas. O prato, também em cerâmica, é impermeabilizado. É importante lembrar que não se pode deixá-lo com água acumulada, como sempre. Alternativamente, ele pode receber uma camada de pedrisco ou areia, com uma lâmina de água no fundo, de modo a fornecer umidade extra ao conjunto, principalmente em ambientes mais secos. Ainda não sei o que vou cultivar no vaso que ganhei.

A Placa Porus, também em cerâmica, foi desenhada para conferir sustentação, umidade e aeração às raízes das orquídeas epífitas. É um bom substituto para leques ou placas de madeira. Também é uma alternativa segura às placas de fibra de coco prensada, que são prejudiciais ao cultivo de orquídeas. Por ser fabricada em material inerte, a Placa Porus não se decompõe e nem libera elementos prejudiciais às raízes. No exemplar que ganhei, já afixei um Dendrobium jenkinsii.

Por fim, o substrato é outra inovação que promete aeração e umidade às raízes das orquídeas, sem prejudicá-las. Ele é confeccionado em quartzo, é bastante poroso e tem uma alta capacidade de retenção de líquidos. Acredito que seja uma boa alternativa à argila expandida, para os que se dedicam ao cultivo em semi-hidroponia. Os produtores indicam o uso deste substrato para orquídeas monopodiais, tais como Phalaenopsis e Vandáceas de diferentes gêneros. 

Estou bastante curioso para conferir a performance destes novos produtos no cultivo das minhas orquídeas, principalmente aqui na nossa sacada, que não é tão tranquila, muito menos favorável.

19 comentários:

  1. Coisa boa poder testar novidades! Depois conta pra gente. Obrigada! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, é verdade! Prometo contar, sim, também estou na expectativa! Imagine, eu que agradeço pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Ô, Sergio... estou curiosíssima e cheia de expectativas a respeito desse material! Tenho acompanhado essas "invenções" da Fabergé e fiquei louca prá testar o vaso e a placa. Tenho uma pequena muda de Neofinetia falcata, que fico imaginando no Vaso Egg... E na placa, tenho vontade de fixar minhas três Sophronitis cernuas, que pouco se desenvolvem. Acho que vou tentar! Abraço, obrigada pelas novidades!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Alexia? Sabe que eu estava justamente pensando na Neofinetia? Excelente ideia, deve ficar linda! Aqui as Sophronitis têm gostado do EcoTronco, mas acredito que fiquem ótimas na placa, também. Devido ao padrão de crescimento, em tapete.

      Muito obrigado pela valiosa contribuição do seu comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Design maravilhoso. Imagine aliado ao cultivo das orquideas. Ficarei ansiosa aguardando o resultado do cultivo de vocês. Abraços, Sérgio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Maria Elizabeth! Prometo que conto os resultados aqui no blog. Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Quando puder posta fotos das orquídeas que vc usou nesses novos componentes...Curiosa aqui!....Abraços Sergio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Suely? Com certeza, assim que estiver tudo montado, mostro com detalhes! Muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço, com saudade!

      Excluir
  5. Sérgio, é sempre uma maravilha ler os seus textos. Muito claros, instrutivos e sempre com bom humor. "Tranquilo e favorável" foi o máximo. Também foi contaminado pelo baixíssimo clero da nossa "música"? rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Eduardo? Imagine, bondade sua! Que bom saber que está gostando dos textos! Acredita que eu nunca ouvi esta 'música' por inteiro? Mas confesso que acho esta sentença engraçada! Muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Que ótimo Sérgio. Parabenizo-lhe pela divulgação de materiais de ponta, certamente os mais modernos, no que se refere ao cultivo de orquídeas, seja os vasos e/ou o substrato, como bem explicas.
    É certo que no meu caso, deverei ter acesso a algum dos produtos mostrados somente qd já não forem novidades, ainda assim, por causa do seu Blog, tomei ciência no tempo hábil.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Imagine, muito obrigado pela visita e pelas palavras de apoio! Não se preocupe, eles enviam para todo o Brasil. Apenas é bom verificar a questão do frete. Vou mantendo-o informado sobre os resultados do cultivo!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Oi Sergio adorei a ideia da placa e vaso e fiquei curiosa viu. Parabéns e mande atualizações.... abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, tudo bem? Que bom que gostou! Prometo que vou contando sobre os resultados da experiência. Muito obrigado pela visita e pelo interesse!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Oi Sergio, boa tarde! Logo que li seu artigo corri para comprar dois vasos e duas placas. Acabaram de chegar. São lindos, mas confesso que esperava que fossem maiores, rsrsrs....Próximo final de semana terá feira de orquídeas em minha cidade. Vou comprar umas menininhas especialmente para eles. Grata pela dica!

      Excluir
    3. Em tempo, é claro que no site tem as dimensões do vaso, mas quem disse que a ansiedade permitiu que eu atentasse para isso? Mas tudo bem, eu compraria de qualquer modo.

      Excluir
    4. Oi, Sandra, boa tarde! Tudo bem? Que legal saber que agora tem os vasos e as placas! De fato, olhando para a foto, tem-se a impressão de que são maiores. Mas acho que são do tamanho ideal para cultivar aquelas orquídeas de menor porte. Estou gostando bastante!

      Imagine, eu que agradeço a você pela visita e pelo comentário! Um ótimo cultivo e tudo de bom!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Sergio eu estive visitando este site semana passada em busca de novidades. Com o seu aval, vou encomendar o que havia gostado. Você está me saindo um excelente personal da orquídea. Suas dicas maravilhosas reforçam nossa compulsão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana Lucia, que legal! Fico muito feliz por saber que as dicas têm sido úteis. Muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir