Orquídea Tutankamen 'Pop'


Orquídea Sophrolaeliocattleya Tutankamen 'Pop'
Sophrolaeliocattleya Tutankamen 'Pop'

Sempre que lia o nome desta orquídea, sentia um certo desconforto, como se algo estivesse errado. Já a apresentei aqui no blog, como a Orquídea do Faraó. Por estarmos mais habituados a ler seu nome com a grafia Tutancâmon ou Tutankhamon, acabamos estranhando o modo como esta orquídea foi batizada, 'Tutankamen Pop'. O fato é que este é um registro oficial, realizado pelo criador da orquídea híbrida, na Royal Horticultural Society (RHS), entidade britânica responsável por catalogar todos os novos cultivares desenvolvidos no mundo.

Esta unique orquídea vermelha, de um colorido e textura espetaculares, é fruto do cruzamento entre a Cattleya Chocolate Drop e a Sophrolaeliocattleya Mae Hawkins. Apesar de descender de uma orquídea com 'chocolate' no nome, esta não apresenta um perfume característico. Trata-se de um híbrido famoso, criado na década de 1980. Infelizmente, como a maioria das orquídeas vermelhas, não é tão fácil encontrá-la disponível no mercado.

Seu cultivo pode ser realizado como aquele adotado para a maioria das orquídeas do gênero Cattleya e seus híbridos. Aprecia bastante luminosidade e deve ser regada sempre que o substrato estiver seco. Este exemplar vem sendo cultivado em vaso de plástico, preenchido com musgo sphagnum. Mas outros materiais podem ser utilizados, a depender do clima e das condições ambientais do local de cultivo.

Recentemente, surgiram rumores de que a tumba de Tutankhamon possa abrigar compartimentos secretos e que, em um deles, estariam escondidos os restos mortais da famosa rainha Nefertiti, cujo túmulo vem sendo procurado há séculos. Apenas uma curiosidade sobre os inúmeros mistérios que cercam este faraó, cujo nome serviu de inspiração para tão bela orquídea.

24 comentários:

  1. Maravilhosa flor e cor. É sempre um prazer quando a orquídea responde positivamente ao nosso cultivo. Quanto a sua foto, aprecio muito essa dramaticidade do claro e escuro. Me faz lembrar do meu amado Caravaggio, um mestre na luz e sombra. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Maria Elizabeth? Que alegria e que honra saber que tem gostado das fotos! Também aprecio imensamente a obra de Caravaggio, é de fato inspiradora. Muito obrigado pelo lindo e construtivo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Oi, que bom saber que gostou do texto! Muito obrigado pela visita e pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Já pensaste (seriamente!)em reunir teus textos e editar um livro sobre as orquídeas que cultivas? Porque, além das plantas maravilhosas e das fotos irretocáveis, teus textos são excelentes, saborosos, explicativos, de fácil entendimento e sempre acrescentam algo de curiosidade e/ou cultura geral... Parabéns por tudo isso! Ah... e a Orquídea do Faraó é belíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, Alexia, imagine! Você sempre generosa, quem sou eu. Mas tenho este sonho distante, de um dia publicar algo com este conteúdo do blog. Muito obrigado pelo carinho e pelo apoio das suas palavras, seu incentivo é sempre muito importante para mim!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. A cor é realmente intensa, acho que o nome até combina. Além de linda, tem cultivo fácil, mas deve-se tomar muito cuidado com fungos. Se o vaso segurar muita água a podridão vem de baixo para cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Solange? Que alegria receber sua visita! Muito obrigado pelas valiosas dicas, sua experiência é sempre importante neste espaço!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Muito linda mesmo essa orquídea, tenho uma mudinha, ainda não é adulta , mais não vejo a hora de ve_lá florir
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Espero que sua orquídea floresça em breve! Boa sorte e muito obrigado pela participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Que maravilha! E estou de acordo com a Alexia: você deveria editar um livro com seus textos.Além de ser de grande valia para todos nós, daria um livro lindo! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, tudo bem? Imagine, bondade sua! Quem me dera, tomara que um dia este sonho torne-se realidade. Muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Este nome que remete ao império egípcio a torna ainda mais emblemática (pelo menos para mim)..."tudo aquilo" que se reporta ao Egito sempre traz um ar de mistério, de magia, de belo! Fazendo jus a todo esse encantamento, pode-se confirmar a sua beleza imponente!
    Parabéns; grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jalo! Concordo plenamente, também sou fascinado pela arqueologia egípcia. E que bom saber que gostou desta orquídea, muito obrigado pela visita e pelo comentário, sempre generoso!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Oi Sergio tudo bem? Sempre acompanho seus post e hoje eu já li e reli pois tenho uma tutankamen e a minha tb nao quer dar as caras hehehhehe. Imagina minha ansiedade... sempre me perg se eu estava errando em algo mas agora me parece que é dela.... valeu pela informaçao extra. Um abraço..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana, tudo bem? Por aqui, tudo certo! Mas que pena, espero que sua tutankamen floresça em breve. Vale a pena esperar, ela é meio temperamental, de fato! Imagine, eu que agradeço a você pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Uau Sergio, simplesmente magnífica!
    Tenho um forte pela história do príncipe menino Tutankhamon, inclusive acompanhei o seriado no canal History, o que me fez conhecer alguns pormenores de sua história!

    Com certeza essa beleza singular da Tutankamen "Pop" a faz muito pop e popular, pois o vermelho é bonito e intenso demais! :))))
    Fico encantada todas as vezes que venho aqui!!!

    Beijos e uma semana linda querido amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adriana? Eu também adoro acompanhar estas descobertas do Antigo Egito! Que bom saber que tem gostado das flores, sua visita é sempre muito importante para mim! Super obrigado por todo o carinho!

      Um grande beijo e tudo de bom!

      Excluir
  10. Maravilhooosaaa!! Cheia de majestade! Obrigada por sua dedicação às orquídeas e à arte de registrá-las para nós que amamos contemplá-las.belíssimo trabalho! Bjs com sabor de açaí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jane! Que bom saber que gostou desta orquídea! Imagine, eu que agradeço pelo carinho e pelas palavras de apoio!

      Um grande beijo!

      Excluir
  11. Boa noite ! É uma orquídea muito linda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonor, boa noite! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  12. Olá, Sérgio! Esta orquídea vermelha é belíssima. Pena mesmo ser tão rara o que a torna difícil de adquirir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Raquel! De fato, é mais difícil encontrá-la, mas não é uma orquídea rara. Espero que encontre a sua! Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir