Umidade certa para cuidar das orquídeas


EcoTronco com Sophronitis e Cone de Barro com Octomeria
EcoTronco com Sophronitis e Cone de Barro com Octomeria

Cuidar de orquídeas neste calor, ainda mais com o tempo seco, tem sido um desafio hercúleo. Já havia abordado este assunto no artigo com dicas para cuidar de orquídeas no verão. Mas achei por bem reservar esta dica de cultivo para um post separado, com informações mais detalhadas. Trata-se de um utensílio popularmente conhecido como pau de barro, que também pode ser encontrado sob as denominações Cone de Barro ou EcoTronco.

São recipientes cilíndricos confeccionados em cerâmica, capazes de armazenar água em seu interior. Foram especialmente projetados para o cultivo de orquídeas, principalmente as mini e micro-orquídeas, que apreciam umidade constante em suas raízes. A porosidade das paredes deste vaso invertido encarrega-se de fornecer a umidade necessária ao desenvolvimento das orquídeas, que são afixadas na parede externa do cone. Desta forma, as raízes crescem aderidas à cerâmica, livres de substrato, tal como ocorre no habitat destas plantas epífitas. A manutenção do sistema é bastante facilitada, já que basta completar o nível de água do recipiente, uma vez por semana, aproximadamente. 

No final de 2014, quando estive no Orquidário Público de Guarulhos, para dar uma palestra sobre o cultivo de orquídeas em apartamento, conheci o Denis Antoniassi, do Orquidário Mania de Verde. Lá, tive o primeiro contato com o Cone de Barro e fui agraciado com um exemplar. Para minha imensa vergonha, somente agora coloquei o aparato em ação, afixando nele uma Octomeria palmyrabellae. Infelizmente, o Cone de Barro encontra-se indisponível, no momento. Mas o Denis irá retomar sua produção, além de continuar comercializando belíssimas plantas e ótimos insumos no site do Mania de Verde.

Coincidentemente, em 2015, no mesmo local e também por ocasião de uma palestra que proferi em Guarulhos, conheci o EcoTronco, da Fabergé Orquídeas. Os proprietários, Guto Barbosa e Paco Zimmermann Jr., não só assistiram à preleção como me presentearam com um kit contendo o EcoTronco, bandeja e bolinhas de gel. Estas pequenas esferas de polímero exercem a importante função de preencher o interior do cone, evitando que se forme uma superfície de água para a procriação do mosquito Aedes aegypti. Ainda assim, armazenam uma grande quantidade de água, que vai sendo liberada gradualmente e fornecida às raízes das orquídeas. No EcoTronco, decidi afixar algumas orquídeas do gênero Sophronitis, que tenho dificuldade em cultivar por aqui. Coloquei a Sophronitis cernua, Sophronitis brevipedunculata e Sophronitis Arizona.

A imagem acima é o registro do momento em que as orquídeas foram afixadas aos cones. Deixo um convite a todos para que acompanhem o desenvolvimento destas pequenas no novo método de cultivo. Ao Denis, Guto e Paco, deixo meu muitíssimo obrigado pelos presentes, com minhas desculpas pela demora para colocá-los em operação.

14 comentários:

  1. Há alguns meses adquiri um Eco Tronco do pessoal da Fabergé, com uma Lophiaris pumila já fixada e com uma haste floral, que infelizmente abortou, talvez pela longa viagem. Mas o cultivo no Eco Tronco tem sido uma experiência interessante e pretendo usá-lo para cultivar justamente as Sophonitis, que me seduzem e me desafiam! Gostaria de acompanhar teus resultados. Abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, que legal! Não sabia que já tinha um Eco Tronco! Mas que pena o aborto da haste da pumila, acho linda esta micro.

      Torço para que suas Sophronitis gostem do método de cultivo, estou bastante esperançoso quanto às minhas. Muito obrigado pela companhia e interesse, vamos trocando figurinhas!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Boa noite Sergio,vc acha que a Laelia lundii gostaria do eco tronco?Já tenho Dryadella,Dendrobium terminale,Barbosella,Dinemia recém colocadas.Acabei de comprar outros e tenho esta dúvida.Obrigada e suas plantas no Apê são lindas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia Maria! Sim, acho que seria perfeito para a Lelia lundii. Já tive uma, que morreu por falta de umidade, desconfio. Que bom que está gostando das plantas daqui, muito obrigado pelo carinho!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. Minha Laelia lundii está com 5 brotos novos,estou amando o desenvolvimento dela,depois posto mais novidades,abçs

      Excluir
    3. Que legal, Sonia! Ótimas notícias, parabéns! Muito obrigado por compartilhar!

      Excluir
  3. Poxa queria deixar meu relato. Eu morava no sétimo andar em uma varanda face norte e com bastante vento (!!!) em São Paulo. Mesmo assim usando paus de barro consegui floradas, ainda que discretas, de uma Sophronis cernua e de uma Acianthera recurva.

    Apesar de o sol forte e o vento castigarem a varanda, com o uso de sombrites e de pratinhos plásticos para vaso cheios de água embaixo nos cones, consegui uma boa umidade. Depois de alguns meses os cones estavam já cheios de musgo!

    Segue o link com fotos:
    http://www.aorquidea.com.br/forum/viewtopic.php?t=27729&sid=6b50fb75e516a61b242c51e3e03610e5

    Aproveito para parabenizar e agradecer pelo blog. Aprendi muito aqui.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno, que legal! Fantástico o seu depoimento, adorei saber que teve ótimos resultados com este sistema! Muito obrigado por compartilhar sua experiência e parabéns pelas lindas florações!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Muito boa a postagem. Decidi que comprarei o pau de barro para tentar acertar a mão com a Sophonitis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mauricio, tudo bem? Que ótima decisão, acho que dará certo. Vamos compartilhando os resultados, muito obrigado pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Sérgio querido amigo!
    Como sempre compartilhando as novidades. Confesso que nunca havia ouvido falar do Pau de Barro e nem do Eco Tronco. Mas devem ser disponibilizados via internet. Aqui no Sul, ainda muito calor! Ufa, pelo menos consegui salvar uma das minhas orquideas que julgava perdida.
    Continue enviando dicas!Obrigada!
    Grande abraço,
    Dinda Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Dinda? Sim, você pode adquiri-los via internet. Também estou sofrendo bastante com o calor aqui e acho que este Eco Tronco será de grande valia para salvar umas orquídeas.

      Que bom, imagine, eu que agradeço pelo carinho e pelo prestígio da sua visita!

      Um grande abraço!

      Excluir