Orquídea Potinara - Floração completa


Orquídea Potinara Burana Beauty 'Burana'
Potinara Burana Beauty 'Burana'

Esta é uma foto de orquídea que eu, a princípio, não publicaria, por algumas razões. Tenho a impressão de ter conseguido a proeza de fotografar nove flores sem, de fato, mostrar flor alguma. Gosto de explorar os detalhes de ao menos um indivíduo, em todas as imagens que trago aqui.

Outra razão para que eu costume evitar tomadas panorâmicas de minhas orquídeas é que, via de regra, os vasos são aqueles horrorosos, baratos e de plástico. São os que servem melhor ao meu cultivo, mas pecam pela aparência. Excepcionalmente, no caso desta Potinara, o vaso é de cerâmica.

Além dos motivos já mencionados, raramente tenho orquídeas com um bom aspecto da parte vegetativa. Costumo receber vários pedidos para mostrar a planta toda, mas tenho vergonha. A maioria costuma estar em estado lastimável, apesar de florescer razoavelmente bem. Novamente, neste caso em particular, as folhas encontram-se em um estado digno. O lustro é devido à aplicação de óleo de Neem que, até hoje, tenho dúvidas se de fato funciona quanto à promessa de controlar pragas. Mas tem um bom efeito estético, apesar do odor pouco agradável.

Então, qual o motivo de eu mostrar a foto desta orquídea com as flores todas emboladas, em três clusters confusos de tons amarelos e vermelhos? Primeiro, porque eu havia prometido trazer aqui a imagem da floração completa desta Potinara Burana Beauty que, numericamente, foi um recorde aqui no apartamento. Segundo, para mostrar a falta que um estaqueamento faz à aparência do conjunto de uma orquídea florida. Quando bem planejada e executada, a colocação de tutores e arames melhora bastante o aspecto da floração. Eu não me atrevo a tentar tal feito, com minhas duas mãos esquerdas, sendo eu destro.

21 comentários:

  1. Na verdade, Sergio(desculpa a intimidade...rs), gosto das plantas mais desarrumadas, sem aquela posição meticulosa dos profissionais. Talvez pq eu me identifique devido as minhas serem donas dos seus caminhos na floração (rs). Parabéns! Adoro quando o cultivo mostra seus resultados positivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Elizabeth, tudo bem? Imagine, fique à vontade para me chamar como preferir! Fico feliz por saber que gosta deste estilo. Confesso que gostaria de ter o dom de arrumá-las melhor. Que ótimo ler seu comentário e saber sua opinião, muito obrigado pela valiosa participação!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Oi Sergio, tudo bem?
    Desculpa, mas vou puxar sua orelha... hehehe... no bom sentido é claro.
    Eu sou muito suspeito para falar de plantas, ainda mais em se tratando de orquídeas. Sou apaixonado por elas, e confesso que converso com as minhas.
    Não tenha vergonha das suas meninas, elas são tão lindas independente do vaso que estão da forma que elas apresentam. Elas fazem um esforço tão grande pra te presentear, e nos presentear também, com tão belas flores. E tudo isso com a sua ajuda, com a sua atenção e com o seu carinho.
    A foto ficou perfeita, linda e digna de um quadro tão bonito quanto ela.
    A gente aprende com elas também. Quem sabe dá próxima floração elas não ganham um tutor, uma amarração diferente. Vão ficar mais lindas ainda.
    Grande abraço, e espero que não tenha me achado chato. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denis! Tudo bem? Por aqui, tudo em ordem!

      Imagine, você está certíssimo! Aliás, pelo seu comentário, você demonstrou que gosta mais das meninas do que eu! Coitadas, não havia pensado neste esforço para produzir flores que, de fato, é grande.

      Que bom que gostou da foto, muito obrigado pelo apoio! Também agradeço pela valiosa participação neste espaço!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Flávia Bispo dos Santos21 de fevereiro de 2016 21:35

    Boa noite! Simplesmente fascinantes e exuberantes! Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Flávia! Fico feliz por saber que gostou, muito obrigado pelo carinho e apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Querido amigo Sérgio,

    A beleza das flores e a sinceridade de suas palavras ofuscam qualquer imagem de vasos simples ou demais cuidados...A simplicidade transcende sua alma e nos alegra a cada momento em que compartilha conosco seu conhecimento e fotos. Agradeço por ter sua presença alegrando nossos dias...

    Grande abraço,

    Dinda Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Dinda? Que linda a sua mensagem, fiquei emocionado! Você sempre um amor de pessoa, muito obrigado pelo carinho e pelas palavras de incentivo, super importantes para mim!

      Um grande abraço e tudo de bom!

      Excluir
  5. É... pode ser que não haja tanta elegância no vaso da Potinara. Mas convenhamos, plantas rigidamente eretas, com tutores policialescos e vasos da moda, ficam com cara de floricultura. Prefiro que as plantas cresçam e se desenvolvam como preferirem e tenho um medo terrível de danificar as hastes florais, quando penso em usar algum tipo de estaqueamento. Então, deixe-as livre!! E não deixe de fotografá-las, estejam como estiverem! Parabéns por esta beleza!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia, tudo bem? Fico feliz por saber que pensa desta maneira! Eu tenho uma certa neurose com aparência, mas concordo com você. Livres, elas e eu ficamos mais tranquilos. Muito obrigado por expressar sua opinião!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. Boa tarde querido amigo Sergio!
    Como é bom retornar e ver que seu cantinho de orquídeas está cada vez mais belo, interativo e sobretudo, acolhedor!!
    Puxa, sua biografia está incrível amigo!
    Estou estupefata com tanto conhecimento e experiência que possui!
    Frequentou universidades de peso, inclusive no exterior!
    Estou muito orgulhosa de ter um amigo tão sábio e capaz!
    Mas o mais bonito é que sempre manteve a humildade conosco.. és alguém muito especial amigo!!

    Bem, quanto a orquídea, é liiinda!
    Adoro elas arrumadas ou não, em vasos de plástico ou de cerâmica, emaranhadas ou postas com exclusividade, pois o que importa é a beleza, a cor e a vida que transmitem!
    E neste quesito amigo, pode ter certeza que sempre obtém, êxito, pois suas florações são todas sensacionais!!!

    Um grande beijo e mais uma vez parabéns por trabalhos tão belos!!
    Tenha uma semana maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Adriana? Há quanto tempo! Estava com saudade... Mas imagine, no fundo, sinto que estudei muito para muito pouco. Hoje, atuo em uma área completamente diferente. Mas valeu pela experiência!

      Para mim é sempre uma alegria receber sua visita e ler suas palavras de apoio e incentivo, tão importantes neste espaço!

      Muito obrigado pelo carinho e companhia, sempre!

      Um beijo grande e uma ótima semana!

      Excluir
  7. Boa noite ,quanta beleza da vontade de ficar olhando direto fascinante me impressiono cv

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, Elma! Que bom saber que está gostando, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  8. Que linda! Sérgio, eu também me preocupo mais com a planta do que com o vaso. rsrs.
    Seu blog chama-se Orquídeas no apê. Vc tem muitos vasos? Tem um orquidário dentro de um apartamento? Desculpe-me a curiosidade, mas como é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata! Vi que você já visitou o outro artigo, onde mostro alguns detalhes do cantinho das orquídeas! Aqui ao lado, em Mídia, também tem um link para uma matéria que saiu no Quadro Verde. Muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Oi, Maria Angélica! Que bom que gostou, muito obrigado pela visita!

      Um grande abraço!

      Excluir
  10. Encontrei esse blog buscando a dica de como estaquear orquídeas! Vi essa linda foto e decidi que irei deixar as minhas crescerem e florescerem como desejarem!! :)
    Linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber disso! Muito obrigado pela visita, suas meninas vão ficar lindas!

      Um grande abraço!

      Excluir