Orquídeas no Apê
MENU

Orquídeas

Suculentas

Cactos

Plantas Ornamentais
Orquídeas no Apê
DESTAQUES

Espécies de Suculentas

Espécies de Orquídeas

Espécies de Cactos

Espécies de Plantas Ornamentais

Suculentas de Sombra Orquídeas de Sombra

Suculentas de Sol Pleno Orquídeas de Sol Pleno

Fotos de Orquídeas Fotos de Suculentas

Orquídeas no Apê

Entrevista com Vera Coelho


Vera Coelho
| Vera Coelho |

A entrevista de hoje, com a renomada orquidófila Vera Coelho, vem sob a forma de um belíssimo depoimento. Vera e sua filha, Juliana Coelho, pertencem à Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), entidade de destaque na divulgação da orquidofilia no país. Embora eu ainda não tenha tido o prazer de conhecê-las pessoalmente, são grandes amigas de longa data, que acompanham e apoiam este blog há bastante tempo. Convido todos a conhecerem um pouco mais da história da Vera:

'A década de oitenta marcou minha paixão pelas orquídeas. O presente de um lindo híbrido de cor roxo escuro nunca saiu de minha mente. Como na época eu trabalhava dois expedientes e tinha filhos pequenos, não pude me dedicar ao cultivo de tão bela planta. Somente com a aposentadoria em 1998, este sonho se tornou realidade.

No início, como todo orquidófilo, errei muito comprando compulsivamente todos os gêneros e espécies. Foi então que comecei a pesquisar e a estudar e percebi o porquê daquelas orquídeas não florescerem em clima quente. O tempo que perdi com as orquídeas me levou a um grande aprendizado.

E quem não fez loucuras por orquídeas, que atire a primeira pedra. A mais agravante aconteceu no Rio de Janeiro ao visitar um orquidário comercial. Fiquei tão louca que comecei a comprar e a comprar. Quando me dei conta tive que doar todas as roupas de frio para caber as orquídeas na mala e em uma caixa grande.

O primeiro orquidário a gente nunca esquece. Foi construído num estábulo desativado no sítio da família. Com a venda do sítio construí em nosso sítio adquirido em 2006. Hoje tenho mais de mil orquídeas entre Cattleyas, Laelias, Brassias, Oncidium e outros gêneros. No entanto declaro minha predileção pelos Catasetum  e Bulbophyllum, sem desmerecer as demais.

Ao longo de mais de dez anos simultaneamente às orquídeas, cultivo amigos, que fiz em minhas viagens visitando exposições no país.

Na associação orquidófila a qual ajudei a reestruturar – Associação Cearense de Orquidófilos, pude transmitir meus conhecimentos aos que ingressavam na Orquidofilia.'

Vera Lúcia Matos Coelho – Servidora Pública Federal, aposentada.

Agradeço imensamente à Vera Coelho por este depoimento, adorei saber um pouco mais sobre a sua trajetória. A Vera também é blogueira, escreve há muitos anos os blogs Orquidário Terra da Luz e Amo Adenium. Algumas das fantásticas orquídeas de sua coleção podem ser vistas nesta publicação recente do site da ACEO.