Entrevista com Vera Coelho


Vera Coelho
Vera Coelho

A entrevista de hoje, com a renomada orquidófila Vera Coelho, vem sob a forma de um belíssimo depoimento. Vera e sua filha, Juliana Coelho, pertencem à Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), entidade de destaque na divulgação da orquidofilia no país. Embora eu ainda não tenha tido o prazer de conhecê-las pessoalmente, são grandes amigas de longa data, que acompanham e apoiam este blog há bastante tempo. Convido todos a conhecerem um pouco mais da história da Vera:

'A década de oitenta marcou minha paixão pelas orquídeas. O presente de um lindo híbrido de cor roxo escuro nunca saiu de minha mente. Como na época eu trabalhava dois expedientes e tinha filhos pequenos, não pude me dedicar ao cultivo de tão bela planta. Somente com a aposentadoria em 1998, este sonho se tornou realidade.

No início, como todo orquidófilo, errei muito comprando compulsivamente todos os gêneros e espécies. Foi então que comecei a pesquisar e a estudar e percebi o porquê daquelas orquídeas não florescerem em clima quente. O tempo que perdi com as orquídeas me levou a um grande aprendizado.

E quem não fez loucuras por orquídeas, que atire a primeira pedra. A mais agravante aconteceu no Rio de Janeiro ao visitar um orquidário comercial. Fiquei tão louca que comecei a comprar e a comprar. Quando me dei conta tive que doar todas as roupas de frio para caber as orquídeas na mala e em uma caixa grande.

O primeiro orquidário a gente nunca esquece. Foi construído num estábulo desativado no sítio da família. Com a venda do sítio construí em nosso sítio adquirido em 2006. Hoje tenho mais de mil orquídeas entre Cattleyas, Laelias, Brassias, Oncidium e outros gêneros. No entanto declaro minha predileção pelos Catasetum  e Bulbophyllum, sem desmerecer as demais.

Ao longo de mais de dez anos simultaneamente às orquídeas, cultivo amigos, que fiz em minhas viagens visitando exposições no país.

Na associação orquidófila a qual ajudei a reestruturar – Associação Cearense de Orquidófilos, pude transmitir meus conhecimentos aos que ingressavam na Orquidofilia.'

Vera Lúcia Matos Coelho – Servidora Pública Federal, aposentada.

Agradeço imensamente à Vera Coelho por este depoimento, adorei saber um pouco mais sobre a sua trajetória. A Vera também é blogueira, escreve há muitos anos os blogs Orquidário Terra da Luz e Amo Adenium. Algumas das fantásticas orquídeas de sua coleção podem ser vistas nesta publicação recente do site da ACEO.

14 comentários:

  1. Que belo depoimento! Creio que todos nós temos histórias parecidas, de deslumbramento total que nos faz irracionais, adquirindo plantas no ímpeto. Ainda não estou plenamente curada desse mal e é difícil resistir a essas plantas fantásticas e maravilhosas. Parabéns pela matéria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexia! De fato, acho uma delícia ler estas histórias, com as quais acabo me identificando. E que alegria saber que gostou do depoimento! A Vera é uma querida amiga, assim como você! Super obrigado pelo carinho do seu comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  2. Que maravilha; parabéns Sérgio a você, por abrigá-la em seu blog... assim conhecemos um pouco da "história orquidófila" da vera! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bem, Jalo? Que ótimo ler seu comentário e saber que gostou do artigo! De fato, a Vera é uma referência neste mundo da orquidofilia. Muito obrigado pelo apoio!

      Um grande abraço!

      Excluir
  3. Eu sei onde ficaram as roupas de frio! E qual o orquidário visitado risos. Vera querida amiga vc é muito querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Maria Rita, que interessante! Fiquei curioso! Mas que ótimo recebê-la aqui, muito obrigado pela visita e pelo comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  4. Muito legal! Vera é uma excelente pessoa e tem uma belíssima história! Parabéns a Vera e ao Sergio!
    #orquideasnoape

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caio, tudo bem? Que alegria receber sua visita! E que bom saber que gostou, muito obrigado pelo apoio do seu comentário!

      Um grande abraço!

      Excluir
  5. Vera Coelho, amiga querida. Adorei a entrevista. Blog Orquídeas no Apê está cada vez melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Solange, que bom que gostou! Espero ver a sua publicada aqui, em breve! Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  6. É sempre muito bom compartilhar experiências com quem sabe.É sempre muito bom ler suas publicações. Obrigada Sérgio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que está gostando das publicações, Suzana! Muito obrigado pelo carinho e apoio, sempre!

      Um grande abraço!

      Excluir
  7. Verinha querida amiga e grande orquidófila. Que bom ler seu depoimento no blog do Sergio Oyama Junior que eu adoro.
    Teu sucesso é obra da tua dedicação com tudo que realizas.
    Meu abraço a vocês dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sonia Maria, que alegria saber que gostou da entrevista! Muito obrigado pela visita e por prestigiar este espaço dedicado à sua amiga!

      Um grande abraço!

      Excluir